• Matéria: História
  • Autor: porcoselvagem43
  • Perguntado 6 anos atrás

1- A emergência da República no Brasil ocorreu num contexto de insatisfação política, social e econômica. Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca faz um polêmico discurso e proclama a República, efetivando o golpe que instituiu o fim do Império de D. Pedro II. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Primeira República (1889-1930) e seus desdobramentos


a) A Primeira República pode ser dividida em duas partes: o governo dos militares, de 1889 a 1894, conhecida como República da Espada; e o predomínio das oligarquias, de 1894 a 1930, no qual famílias poderosas de cada estado passam a ter enorme poder político.


b) Na Primeira República ocorreu a reforma financeira dos governos militares que ficou conhecida como Encilhamento, a qual desencadeou na primeira crise deste regime.


c) A política do “Café com Leite” ocorria através das práticas de corrupção eleitoral e troca de favores. As oligarquias estaduais ajudavam a eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente da República e este devolvia os “favores” liberando verbas, benefícios e apoiando politicamente as oligarquias.


d) No período das oligarquias, o governo era exercido pelas famílias mais poderosas de cada estado, que possuíam imenso poder político e utilizavam do coronelismo para conquistar e manter esse poder. O coronelismo consistia na coerção dos eleitores para votar nos candidatos indicados pelas oligarquias estaduais. Está prática ficou conhecida como Voto de Cabresto.

Alguém por favor da um help.

Respostas

respondido por: joanajoana80silva
1

Resposta:

Precisamos de mais tempo para processar essa resposta. Tente novamente mais tarde

Explicação:

Perguntas similares