2. Escreva sobre 4 tipos de vegetações da terra.
Respostas
Resposta:
Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.
Cerrado: típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta. Somente nos últimos anos é que os ambientalistas vêm se preocupando com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pela plantação de soja e cana-de-açúcar e pela pecuária.
Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.
Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Resposta:
Cerrado: vegetação encontrada nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal. É comparada às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos.
Mangue: vegetação típica de regiões alagadiças e lodosas, encontrada na costa litorânea do Brasil nas zonas tropicais e subtropicais. Denominado de “vegetação de transição”, que surge entre o ambiente terrestre e marinho, é possível encontrar mangues em outras partes do continente americano, na África, Ásia e Oceania. Ele apresenta um solo rico em nutrientes, água salobra (decorrente da união dos rios e mares) e reúne vegetais halófilos, tolerantes à salinidade, com árvores de médio e grande porte, as quais podem apresentar raízes aéreas, em virtude da falta de oxigênio nos manguezais.
Pampa: vegetação encontrada no sul do país, os pampas assemelham-se às pradarias, posto que reúne um tipo de vegetação rasteira como as gramíneas, embora apresentem arbustos e árvores de pequeno porte, os quais não aparecem nas pradarias. Surgem em zonas de clima subtropical, sendo também encontrada nos países vizinhos: Argentina e Uruguai.
Pantanal: considerado a maior planície alagada do mundo, o Pantanal está localizado no centro-oeste do país (nos estados do Mato Grosso e Mato grosso do Sul) em regiões de clima tropical. Além do Brasil, esse bioma abrange os países vizinhos do Paraguai e Bolívia, o qual recebe o nome de “Chaco”. A vegetação presente no pantanal, chamada de “vegetação de transição” (entre cerrado e campos) é bem diversificada, e se desenvolve, em maior parte, nos períodos mais secos (estiagem), sendo que a maior parte do ano o local permanece alagado.
Explicação:
Espero ter ajudado!