Respostas
Boa noite!
Devido às pressões governamentais e dos consumidores, a produção de alimentos melhores e mais sustentáveis atualmente é fato!
Os agricultores têm buscado conhecimento e tecnologias para produção de maneira mais eficiente, com redução da área cultivada e incremento na produtividade.
O futuro tende à substituição dos modelos tradicionais agrícolas, que utilizam alto volume de defensivos e adubação, pela média, para modelos mais tecnológicos.
Estes modelos tecnológicos mais recentes englobam principalmente um manejo integrado de pragas e redução do uso indiscriminado de defensivos químicos.
A irrigação e uso consciente da água, conceitos de agricultura de precisão, alta coleta e interpretação dos dados provenientes das lavouras também são metas.
Hoje, com mais tecnologia no campo, os produtores já contam com ferramentas que auxiliam a interpretação de dados com agilidade.
Além disso, há crescimento expressivo nos cursos de especialização e treinamentos, presenciais ou a distância, acerca das atividades agrícolas e agricultura digital.
O conhecimento local dos produtores e a troca de experiências com profissionais do ramo agrega muito valor às tecnologias que serão empregadas em cada caso.
As fórmulas de adubação a serem utilizadas no futuro podem ter ajustes locais, em nível de cada fazenda, o que acarretará melhor utilização de insumos e sustentabilidade do sistema.
Além disso, esperam-se possíveis incrementos na produtividade com essa tecnologia na agricultura.
Espero ter ajudado!