• Matéria: Geografia
  • Autor: brunowcavalcantee83
  • Perguntado 6 anos atrás

1 Explique por que a expressão “Oriente Médio" reflete uma visão eurocêntrica.

2 Caracterize a agricultura do Oriente Médio.

3 Sobre a Bacia do Rio Jordão, faça o que se pede.

a) Indique os países e os territórios localizados nessa bacia.

b) Além da intenção de proteger sua fronteira, que outro fator motivou Israel a ocupar as Colinas de Golan, na Síria, na Guerra dos Seis Dias?

4 A que se deve a importância geopolítica e econômica do Oriente Médio no cenário mundial?​

Respostas

respondido por: anaclara11190
4

Resposta:

onde partem oleodutos e gasodutos que atravessam os desertos para chegar ao Mar Vermelho e ao Mar Mediterrâneo (figura 16).

Em qual região do Oriente Médio ocorre a maior concentração espacial da produção de petróleo?

No Golfo Pérsico.

Página 194

A busca por alianças

Por causa de seus recursos petrolíferos, o Oriente Médio tem importância estratégica, geopolítica e econômica no cenário mundial. Os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos, a China e o Japão, maiores consumidores de petróleo, dependem do fornecimento da região e procuram manter alianças com os países produtores, visando assegurar suas fontes de abastecimento.

Há interesses também por parte de alguns países do Oriente Médio em manter alianças com os Estados Unidos. Na Arábia Saudita, por exemplo, alguns setores da sociedade estão descontentes com a forma de governo do país, uma monarquia absolutista islâmica, ou seja, um governo autocrático, em que o rei detém o poder e governa de acordo com a Sharia, lei fundamentada em princípios islâmicos; não há uma Constituição. Além disso, grupos xiitas do Iraque e do Irã são motivos de preocupação para o reinado da dinastia Saud da Arábia Saudita, que teme perder o poder conquistado desde o início do século XX.

Por isso, o governo desse país procurou o alinhamento com os Estados Unidos contra eventuais ameaças. Em troca, por ser o maior produtor de petróleo do Oriente Médio e exercer grande influência sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Arábia Saudita tem força suficiente para evitar colapsos no fornecimento do \u201couro negro\u201d para o mercado mundial e, particularmente, para os Estados Unidos. A presença militar estadunidense ocorre em todos os países do Golfo Pérsico (figura 17), menos no Irã, que mantém uma série de impasses com países do Ocidente.

Em geral, esses impasses são relativos à oposição do governo iraniano à existência do Estado de Israel e à falta de apoio dado pelas potências do Ocidente à causa palestina. Soma-se a esse fato a acusação de que o Irã estimula o confronto entre xiitas e sunitas iraquianos e desenvolve um programa nuclear com fins militares.

A China tem se aproveitado desses impasses para se aproximar do Irã. O mesmo ocorre com países da Ásia Central, como Uzbequistão, Cazaquistão e Turcomenistão, que, também ricos em petróleo, despertam o interesse da Rússia, da China e dos Estados Unidos.

Autocrático

Relativo à autocracia, regime político no qual o poder é exercido por uma só pessoa.

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

Organização criada em 1960, com sede em Viena, na Áustria, com o objetivo de estabelecer uma política comum em relação ao petróleo, protegendo os rendimentos dos países produtores, até mesmo no que diz respeito à determinação do preço do barril.

Página 195

Meio Ambiente

Termos ou expressões científicas citados no texto poderão ser aprofundados pelo professor de Ciências, que também poderá contribuir nas explicações sobre os processos de formação e usos do carvão mineral, gás natural, petróleo e xisto pirobetuminoso.

Estação Ciências - Oriente Médio: de Gondwana aos conflitos pelo subsolo

\u201cBoa parte do Oriente Médio tem suas terras provenientes da fragmentação do Gondwana, mais alguns acréscimos, apresentados mais adiante [\u2026]. É importante considerar que a antiguidade desses terrenos e sua sujeição a longos processos de erosão explicam a predominância de superfícies bastantes aplainadas no relevo regional.

Na Era Secundária, desenha o continente Eurásio-Africano, graças ao deslocamento contínuo das placas continentais [\u2026] amarrotando os sedimentos, elevandos-os, desde a região mediterrânea europeia atual, por toda a Ásia Central, até o Sudeste Asiático. É nesse eixo que se encontram muitas das maiores elevações de nosso planeta. [\u2026]

Como se pode inferir, a formação territorial do Oriente Médio faz parte de uma grande orquestração geológica, cuja ressonância [repercussão] abrange um enorme quadro geográfico euro-afro-asiático.

Perguntas similares