Me ajudem por favor
Matéria: Ciências
Respostas
Resposta:
Olá
1
Compactação do solo: Processo onde ocorre a diminuição da porosidade natural do solo, aumentando sua densidade devido à pressão ou ao atrito constante.
Erosão: Esse é um procedimento que tem causas naturais, mas que pode ser intensificado pelas práticas humanas
Salinização: Ocorre de maneira natural, mas também está relacionado ao manejo inadequado do solo e à adoção de métodos de irrigação incorretos.
Lixiviação: Processo que causa a diminuição de nutrientes na terra levando à sua infertilidade.
Acidificação: É quando ocorre a diminuição do pH no solo, aumento do alumínio tóxico e diminuição da saturação por bases.
Desertificação: o processo de desertificação consiste na degradação e no esgotamento dos solos, ocorre em regiões onde existe baixo índices de chuvas anuais.
Diminuição de matéria orgânica: processo que favorece a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, uma vez que o material que compõe o solo também é responsável por sequestrar e reter o gás carbônico (CO2).
Contaminação e poluição: causados exclusivamente pela intervenção do ser humano na natureza, a contaminação química e a poluição do solo é um dos principais problemas que acarretam a sua degradação.
2
A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos. Ao longo dos anos, esse desgaste altera paisagens, cursos de rios, relevos, entre outros.
3
O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.
Nos países onde existem vulcões, quando um entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande.
A mudança na composição química do solo também pode provocar a erosão, pois perdemos a grande diversidade biológica que existe no solo, que é fundamental para que o solo se agregue e mantenha-se firme.
4
Erosão Hídrica: processo erosivo geralmente envolvendo o solo, deflagrado pela ação de chuvas, compreendendo as seguintes etapas: impacto da chuva, provocando desagregação das partículas; remoção e transporte pelo escoamento superficial; e deposição do material formando depósitos de assoreamento.
Erosão eólica: com a retirada superficial de fragmentos mais finos. A deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.
5
O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados.
6
Desertificação
Entende-se por desertificação o fenômeno de empobrecimento e diminuição da umidade em solos arenosos, localizados em regiões de clima subúmido, árido e semiárido. Ela pode ser causada tanto por ações da natureza, como mudanças periódicas de climas, quanto pela ação humana.
Arenização
A arenização ocorre pelo desgaste do relevo em solos arenosos, algo comum em áreas de clima úmido.
Por favor dá pra dar a melhor resposta para mim?? se der eu agradeço