• Matéria: História
  • Autor: Mariodeluca
  • Perguntado 5 anos atrás

ME AJUDEM NÃO ESTOU CONSEGUINDO RESPONDERRRR

O texto abaixo trata da relação entre a economia do café, a posse de terras e a busca por mão de obra para a lavoura. Leia-o atentamente.

“No século XIX, o café [...] tornou-se o mais importante produto da economia brasileira, suplantando o açúcar. A cada ano, novas áreas foram ocupadas pelos fazendeiros de café, que sentiam agudamente a necessidade de legalizar a propriedade da terra e de obter trabalho, particularmente naquela época, quando a forma tradicional de obter trabalho – a escravidão – estava sendo ameaçada por forte oposição conduzida pela Inglaterra.”


Suplantando: superando

Agudamente: intensamente


Juntamente com a expansão da economia cafeeira, na década de 1850, também se iniciavam as primeiras experiências com o trabalho de imigrantes europeus na lavoura cafeeira. Retomando este contexto por meio da leitura do texto e de seus estudos, responda:

a) O que estabelecia a Lei de Terras de 1850?


b) Qual era a relação entre a presença de imigrantes europeus no Brasil e a promulgação desta lei?

Respostas

respondido por: SaahDnz
7

Resposta:

a) Foi a primeira iniciativa de organizar a propriedade privada no Brasil, já que posseiros realizavam a apropriação de terras aproveitando de brechas legais que não definiam bem o critério de posse de terras.

b) Nesta mesma época o tráfico negreiro passou a ser proibido, então, ex-escravos e estrangeiros passaram a enfrentar enormes restrições para possivelmente passarem a ter a condição de pequeno e médio proprietário.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares