Os movimentos das placas tectônicas foram comprovados por diversas pesquisas geofísicas. Como é denominada a teoria que afirma que a litosfera é constituída de placas que se movimentam entre si? O que explica essa teoria essa teoria?
Respostas
Tectónica de placas ou tectônica de placas (do grego τεκτονικός relativo à construção) é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre. ... A litosfera encontra-se dividida em várias placas tectónicas e estas deslocam-se sobre a astenosfera.
ESPERO TR TE AJUDADO! ^-^
Resposta:
Tectónica de placas (pt) ou tectônica de placas (pt-BR) (do grego τεκτονικός relativo à construção) é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre.
Explicação:
Esta teoria surgiu a partir da observação de dois fenómenos geológicos distintos: a deriva continental, identificada no início do século XX por Alfred Wegener,[3] e a expansão dos fundos oceânicos, detectada pela primeira vez na década de 1960.[4] A teoria propriamente dita foi desenvolvida no final dos anos 60, por Robert Palmer e Donald Mackenzie,[5] e desde então tem sido universalmente aceite pelos cientistas, tendo revolucionado as Ciências da Terra (comparável no seu alcance com o desenvolvimento da tabela periódica na Química, a descoberta do código genético na Biologia ou à mecânica quântica na Física). Pesquisadores descobriram que as placas tectônicas, como vemos hoje, cresceram continuamente no decorrer dos últimos 2,5 bilhões de anos.[6]