Durante a Idade Média, a igreja colocou-se como a instituição responsável pela organização, produção e legitimação do conhecimento e do saber escolar. Diferente dos modelos de educação anteriores, preocupados com questões práticas (Romanos) ou de cunho humanístico (Gregos), a escola implementada pela igreja impunha sua doutrina religiosa, sua visão de mundo. Todas as respostas tinham legitimidade religiosa, até mesmo as científicas. Na Idade Moderna, o Renascimento Cultural coloca em cheque o poderio da Igreja Cristã; a educação deixa de ser ofertada exclusivamente pela igreja e passa a ser ofertada por instituições não religiosas, podendo ser estas privadas ou Estatais. Porém, a igreja não deixou de realizar essa atividade, existindo até hoje redes de ensino mantidas por ela. Escreva sobre como é tratado nas escolas públicas e privadas a questão do ensino religioso no Brasil atualmente. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
depende muito das escolas,porque existem muitos professores que não acreditam em Deus e as vezes falam coisas querendo que seus alunos também não acreditem,eles querem que as pessoas achem razão no que eles acreditam!mas também tem escolas que respeitam muito e ensinam oque realmente tem que ser falado
Durante a idade média a igreja era a responsável por todo conhecimento humano, bem como a forma que ele seria passado. Portanto, no Brasil, o ensino público era feito pelas escolas jesuítas. Contudo, atualmente o país é laico e deve promover o respeito a todas as religiões.
O que foram as escolas monásticas ou catedralícia?
As escolas monásticas foram inicialmente criadas visando formar monges e doutrinadores da igreja. Contudo, com a chegada da alta idade média, os reis e pessoas importantes da época exigiam que essas escolas recebessem seus filhos. Assim, o ensino era bastante rígido e regrado de acordo com as santas doutrinas.
Aprenda mais sobre escolas aqui: brainly.com.br/tarefa/26705444
#SPJ2