• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: francis123mare
  • Perguntado 5 anos atrás

A arte de dialogar
O ser humano é um ser relacional. Uma das coisas que nos difere dos outros animais, além de muitas outras, é que podemos nos comunicar e nos expressar através da fala. Podemos verbalizar nossos desejos e sentimentos. Quando bebês isso ainda não é possível e o fazemos através do choro ou outras expressões que nos ajudam a expressar nosso incômodo. Conforme vamos crescendo, vamos aprendendo a falar e nos comunicar. Só que isso nem sempre é tão simples ou tão fácil.
Na prática do dia a dia em nossas relações nem sempre o diálogo é algo fácil de ser estabelecido e acabamos nos comunicando e/ou expressando nossos sentimentos através de atitudes ou qualquer outra maneira. Nem sempre aprendemos a conversar e nem sempre sabemos que a conversa entre duas ou mais pessoas pode ser a solução de muitos conflitos.
É fundamental saber dialogar e fazer disso a arte para falar de si mesmo, trocar experiências, revelar segredos do coração, respeitar os limites e conflitos dos outros. Ou seja, o diálogo é um meio para o contato entre as pessoas e a conexão do universo psíquico, emocional, intelectual e uma série de outras dimensões da mente humana. Essa é uma das mais nobres funções da inteligência.
O diálogo é também uma ferramenta de comunicação, se utilizada de forma adequada. Entretanto, não existe diálogo, se não houver escuta. Escutar e dialogar são duas artes que se complementam. Escutar é assimilar o que diz o outro, participando do que ele está contando, sendo interativo. Ao escutar, é possível colocar-se no lugar do outro, tentando pensar em sua situação e realidade, sem julgamentos, desenvolvendo um olhar empático sobre a condição do outro. Apenas pelo diálogo é possível alcançar a comunicação e fortalecer os vínculos de afeto. É por meio desse ato que se reconhece e se respeitam as diferenças. Quando existe diálogo, é mais fácil seguir normas, assimilar regras, escutar com atenção e interesse, além de criar um clima emocional que facilite, de fato, a interação. Quem não aprende a ouvir, nunca saberá dialogar; quem não aprende a falar de si mesmo, nunca será bom ouvinte.
Dialogar não é necessariamente concordar com o outro, mas estar aberto a isso! Estar aberto a ouvir, a considerar outro ponto de vista sobre uma situação, é tentar entender em que princípios o outro se baseia quando acha algo certo ou errado, é tentar chegar a conceitos comuns para que se possa tentar resolver algo de forma justa e equilibrada, para que seja igualmente possível rever seus próprios princípios e suas ações a fim de julgar uma situação de forma mais justa. Mas, obviamente, isso não é simples, dialogar envolve uma longa aprendizagem.

1. Após a leitura do texto faça uma reflexão sobre a importância do diálogo.

2. Na sua opinião, por que às vezes o diálogo não é fácil?

Respostas

respondido por: jvss102002
3

1. O dialogo é extremamente importante para o ser humano, pois foi o dialogo o responsável pelo crescimento continuo da sociedade, dizia-se as lendas que para impedir a construção da torre de Babel, o que Deus fez foi apenas mudar o idioma das pessoas que estavam trabalhando, cada um falando uma língua diferente não puderam terminar a torre, que acabou ficando como está até hoje, levando para um contexto histórico, a criação da sociedade tem relação importantíssima com a fala e as relações sociais, pois foi exatamente isso que nos separou dos animais e ainda separa!

2. O dialogo pode ser difícil, pois estamos anunciando o que temos no nosso intimo, e como é da natureza do ser humano, somos muito diferentes uns dos outros, e com essa divergência vem os desafios, como entrar em consenso ou fazer um acordo


francis123mare: obg
respondido por: drasara2018
1

Resposta:

1- Apenas pelo diálogo é possível alcançar a comunicação e fortalecer os vínculos de afeto. É por meio desse ato que se reconhece e se respeitam as diferenças. Quando existe diálogo, é mais fácil seguir normas, assimilar regras, escutar com atenção e interesse, além de criar um clima emocional que facilite, de fato, a interação.

2- "Quem não aprende a ouvir, nunca saberá dialogar; quem não aprende a falar de si mesmo, nunca será bom ouvinte."


francis123mare: obg
Perguntas similares