• Matéria: Filosofia
  • Autor: ViniciusPruczkowski
  • Perguntado 5 anos atrás

Observe os 4 temas abaixo:


· Realismo político

· Separação entre ação política e ação moral

· Itália fragmentada, necessidade de unificação

· Uso da força na manutenção do poder político


Agora leia e observe os 4 trechos abaixo:

1-Depois de considerarmos tudo o que vimos aqui, de ter refletido sobre se o momento histórico não seria propício para termos um novo monarca na Itália, se não seria agora a oportunidade para que um homem prudente e capaz introduzisse no país uma nova forma de governo, que honrasse e beneficiasse o povo, parece-me que são muitas as circunstâncias que con­correm para a subida ao trono de um novo soberano; de fato, não sei de ne­nhuma outra época mais oportuna para tanto. /.../ E embora já tenhamos ti­do algum vislumbre de esperança, fazendo pensar que Deus teria enviado alguém para redimi-la, a sorte o derrubou no ponto culminante da sua car­reira; agora, quase sem vida, a Itália espera por quem lhe possa curar as fe­ridas e ponha fim à pilhagem na Lombardia, à rapacidade e à extorsão no reino de Nápoles e na Toscana, curando-as das chagas abertas há tanto tempo. Pede a Deus que lhe envie alguém capaz de libertá-la dessa inso­lência, dessa bárbara crueldade. Está disposta a seguir uma bandeira, des­de que alguém a empunhe. ( MAQUIAVEL, O Príncipe.)



2-Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. [...] Ao príncipe torna-se necessário, porém, saber empregar convenientemente o animal e o homem. [...] Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. Por isso, um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir. ( MAQUIAVEL, O Príncipe.)



3-Todavia, como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessam, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca serviram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença entre como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar. (MAQUIAVEL, O Príncipe.)



4-Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (…) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado. (Adaptado MAQUIAVEL, O Príncipe.)

Em seguida responda:

a) O trecho 1 se relaciona a qual dos 4 temas acima? Justifique sua resposta.

b) O trecho 2 se relaciona a qual dos 4 temas acima? Justifique sua resposta.


c) O trecho 3 se relaciona a qual dos 4 temas acima? Justifique sua resposta.

d) O trecho 4 se relaciona a qual dos 4 temas acima? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: afraniotenorio
4

Resposta:

Boa noite aluno! caso queira a resposta acesse: https://www.youtube.com/watch?v=9OSmEWm9yOc&feature=youtu.be ps: que pena que não responderam a atividade que eu passei

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