Respostas
Durante a condução desse artigo descortinou-se sobre a pluralidade cultural no contexto histórico e legal, a fim de realizar o arcabouço teórico que irá orientar a pesquisa realizada junto à amostra do grupo focal. Ao analisar os dados obtidos da amostra, foram feitos alguns questionamentos como: Quais os níveis de pluralidade cultural do grupo? O grupo apresentou alteração significativa dos níveis de pluralidade cultural, após a inserção das informações? Qual a área da educação física que se demonstrou ser mais conhecida pelo grupo? Houve aprendizado, no grupo focal, sobre a pluralidade cultural?
Observando o que preceitua os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.19): “Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano”.
Para ilustrar o contexto da pluralidade cultural na aplicação dos protocolos de pesquisa, ex-post-facto, pensou-se na dança do passinho, como variante do hip hop, no eco esporte e na educação física para especiais, com uma dinâmica simulando deficiência visual. A fim de levar o grupo a uma reflexão sobre o assunto, e se possível, gerar conhecimento e aprendizado sobre o assunto. Na continuidade fez-se a discussão dos resultados obtidos, a fim de se encontrar respostas aos questionamentos, supracitados.
Pensou-se, para formulação do problema, nos alunos do 1º período de Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB), que escolhem a graduação em Educação Física, sem o conhecimento da pluralidade cultural que os envolvem nessa escolha. Contudo, preparados ou não, deverão vivenciar como futuros profissionais, e até mesmo, explorar o potencial de inclusão social de algumas áreas desse labor. Tudo isto, vem de encontro ao objetivo desse artigo que é analisar o nível de pluralidade cultural dos alunos recém chegados à UCB.