"A condenação de uma parte da classe trabalhadora à ociosidade forçada em razão do sobretrabalho da outra parte, e vice-versa, torna-se um meio de enriquecimento do capitalista individual, ao mesmo tempo que acelera a produção do exército industrial de reserva num grau correspondente ao progresso da acumulação social." Karl Marx, O Capital, Livro I, Capítulo 23, A lei geral da acumulação capitalista Em relação ao "exército industrial de reserva" e como sua existência é importante para a acumulação capitalista, é incorreto afirmar que: Escolha uma:
a. Ele é uma massa de trabalhadores ociosos (desempregados) aguardando uma colocação nos postos de trabalho
. b. Ele tem como objetivo fazer com que os trabalhadores ativos reflitam antes de lutas sociais
. c. Ele regula os salários, pois permite que o capitalista tenha sempre peças de reposição e não sofra pressões por parte dos trabalhadores ativos
. d. Ele tem como objetivo fazer com que os trabalhadores ativos possam ter momentos de descanso e lazer. e. Ele cumpre a função de pressionar os trabalhadores em atividade para se adequar ao ritmo de produção e ao sobretrabalho.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: d) Ele tem como objetivo fazer com que os trabalhadores ativos possam ter momentos de descanso e lazer.
Explicação:
Os trabalhadores ativos sofrem com a carga do sobretrabalho, enquanto os inativos aguardam a oportunidade de ocupar um posto de trabalho.
Em outras palavras, uma parte dos trabalhadores encontra-se em um contexto de extrema exploração e a outra sob o risco da miséria e da fome.
Assim estrutura-se a lei da demanda e oferta de trabalho. Quanto maior o número de ociosos, mais baixos os salários e mais intenso é o sobretrabalho e a acumulação. Quando esse movimento começa a afetar o progresso da acumulação, o total acumulado é reinvestido, a produção é modernizada, novas ofertas de trabalho são criadas e o processo se reinicia.
Resposta:
Alternativa correta: d)
Explicação:
confia