1) Conceitue os termos históricos a seguir:
a) Ideologia.
b) Liberalismo.
c) Capitalismo.
d) Socialismo.
e) Comunismo.
e) Anarquismo.
f) Nacionalismo.
g) Burguesia.
h) Proletariado.
i) Revolução.
Respostas
Resposta:
1) Conceitue os termos históricos a seguir:
a) Ideologia.
No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
b) Liberalismo.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... Amarelo é a cor política mais comumente associada com o liberalismo. O liberalismo começou a alcançar notoriedade durante o Iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas
c) Capitalismo.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao predomínio da propriedade privada. O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.
d) Socialismo.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método.
e) Comunismo.
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
e) Anarquismo.
O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.
f) Nacionalismo.
O nacionalismo é uma tese ideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.
g) Burguesia.
A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. ... Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).
h) Proletariado.
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
i) Revolução.
Revolução (do latim revolutìo,ónis, "ato de revolver") é uma mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade que ocorre em um período relativamente curto de tempo.
Explicação:
#ESPERO TER AJUDADO!
☆♡☆♡☆♡☆♡☆♡☆♡