texto: direito de brincar e ser feliz
legalmente as crianças hoje tem garantido o direito a um nome e nacionalidade, a saúde e a educação. dentre os direitos da criança estabelecidos no estatuto da criança e do adolescente vila destaco o brincar como uma necessidade da criança, um jeito gostoso de aprender e se divertir pesquisas tem revelado que as brincadeiras no ar livre, em parques e praças públicas deixam as crianças mais felizes. no entanto, as crianças estão cada vez mais distantes do Sol,, das Pedras, da Areia, da água, da natureza...
Para os pais,já não é mais possível deixar elas brincando na rua com os vizinhos. trânsito e a violência urbana tiram essa oportunidade de ponto em alguns condomínios de apartamentos não se previu a necessidade e o direito dos pequenos de brincar. diante dessa necessidade de, eles brincam entre os carros nos estacionamentos dos prédios. nas escolas infantis encontramos partes cimentados, brinquedos inadequadosa faixa etária das crianças e, logo, embargados pelos órgãos competentes pense em uma creche em que as crianças "olha" para o corredor, o balanço, ou gira gira e não podem brincar. elas existem. pense no período escolar de uma criança de cinco, 6,7 anos de idade, onde não há nem espaço - playground, área verde - tempo para brincar. eles existem ponto nos espaços públicos encontramos praças abandonadas vírgulas cujas, brinquedos quebrados. imagine uma praça, um domingo de sol, crianças avidas para correr, pular, dançar, movimentar-se ou simplesmente olhar as plantinhas passarinhos, sentir o vento... as crianças "olham"para os destroços do que um dia foi um brinquedo, desistem de brincar ou então arriscam-se. elas existem.falta segurança, água potável, banheiros públicos, dignidade para exercer o direito de brincar conto as crianças são o que temos de mais precioso e precisão da nossa atenção para viver dignamente esta fase da vida que chamamos de infância como estamos olhando para as nossas crianças nos demais dias do ano? infelizmente, nós pais, professores governantes etc não estamos conseguindo prover a criança o direito de brincar e ser feliz.
perguntas:
1.qual questão controversa está sendo discutida no artigo
2.qual é a posição da autora? cite pelo menos dois argumentos utilizados para defende-la
3. em que a autora do texto se baseia para que os argumentos sejam válidos?
Respostas
Resposta:
Previsto em leis, direito de brincar é fundamental para desenvolvimento integral da criança.
DIREITOS - Brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança
(Imagem de iStock)
Veja também, nesta página:
• O Direito de Brincar
• Previsão Legal
• Publicações
• Se Sujar Educa
• Vídeo entrevista: Luciane Motta
• Notícias relacionadas
• Links referenciais
Saúde, educação e alimentação adequada são citados com frequência quando o assunto é direitos da infância. Mas existem outros pouco lembrados e que também são fundamentais, como o direito de brincar, previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257).
A promotora de Justiça Luciana Linero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, comenta que não é por acaso que tal direito está previsto em tantas leis. "É comprovado cientificamente que brincar é atividade essencial para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças."
Segundo a promotora de Justiça, não é dever apenas dos pais e familiares promover esse direito, mas também do poder público. "Os gestores precisam adotar providências para garantir espaços, equipamentos adequados e profissionais capacitados (brinquedistas) para o lazer infantil." Sempre que sentir que esse direito está sendo violado, os cidadãos podem cobrar as medidas necessárias dos administradores e, se houver negativa, podem recorrer às Promotorias de Justiça de sua comarca.
A jornalista Luciane Motta, especialista em primeira infância e fundadora da Casa do Brincar, de São Paulo, acrescenta que essa responsabilidade das autoridades públicas não se limita à oferta de espaços e equipamentos seguros voltados ao lazer, devendo abranger também a disponibilização de um sistema de ensino que possibilite a brincadeira, entendida nesse sentido não como um passatempo, mas como uma fonte eficiente de aprendizado. "De modo geral, as escolas e creches hoje estão anacrônicas. Com tantos estudos da neurociência e do desenvolvimento do ser humano, é um paradoxo que estejam adiantando o conteúdo para cada vez mais cedo. Precisaria haver mais tempo no currículo escolar para as crianças serem crianças".
1 ESTA SENDO CONTROVERSA SOBRE A CRIANÇA TEM DIREITO DE BRINCAR ESTUDAR E SER FELIZ
2 AS CRIANÇAS E OS ADOLECENTES TEM TODO O DIREITO DE IR A ESCOLA, BRINCAR PARA SER FELIZ
3 ESSAA EU NAO SEI COMO TE AJUDAR
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
BONS ESTUDOS