1- a globalização está permitindo as mesmas oportunidades para todos, ou está privilegiando pequenos grupos? Por quê?
2-Aproveitem para refletir sobre as imagens acima: o que elas representam, quando pensamos na produção do espaço urbano?
3- Como as pessoas que moram nesses lugares vivem a cidade?
4-Será que quem habita lugares como o da Imagem 1 percebe o espaço urbano da mesma maneira de quem habita lugares como o da Imagem 2?Explique sua resposta.
Respostas
Questão (1):
O processo de globalização trouxe uma série de mudanças de paradigmas. Nem todos favoráveis para a sociedade. Em certo ponto, a globalização realmente dá privilégios para grupos mais ricos. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum, ou seja, a globalização permitiu também, a compra de produtos importados. A importância do preparo profissional e da conscientização da cidadania para enfrentar o perigo de dominação de grupos com o cerceamento ao direito de todos à informação e ao conhecimento.
Questão (2):
A imagem representa a realidade dos espaços urbanos, com grande casa, por edificações, grandes vias, saneamento básico, pavimentações, etc. Por outro lado a realidade da (Imagem 1) demonstra problemas sociais decorrentes da falta de planejamento dos grandes centros urbanos.
Questão (3):
As pessoas que moram em espaços urbanos (Imagem 2) possuem melhores acessos a saneamento básico, redes de ensino, serviços de saúde, lazer, etc, mas podem sofrer com problemas sociais como demonstrados na (Imagem 1), tais como desigualdade social, falta de acesso a serviços básicos, desemprego, em virtude da falta de planejamento.
Questão (4):
Quem habita lugares como o da (Imagem 1) não percebe o espaço urbano da mesma maneira de quem habita lugares como o da (Imagem 2).
A (Imagem 1) são pessoas que sofrem com os problemas sociais como falta de acesso a serviços básicos, desemprego, em virtude da falta de planejamento.
A (Imagem 2) demonstra pessoas com melhores acessos a acessos a saneamento básico, redes de ensino, serviços de saúde, lazer...