• Matéria: História
  • Autor: 3708luizfreitas
  • Perguntado 5 anos atrás

QUESTÃO 5
No artigo escrito por Ronaldo Vainfas observa-se:

As santidades eram cerimônias inseparáveis dos bailes e cantos que congregavam a aldeia, no qual se ingeria o fumo de uma erva, o tabaco, chamado pelos portugueses de erva-santa e pelos índios de peti, aspecto crucial dos ritos de transe praticados naquelas cerimônias. [...] As santidades indicam crescente importância assumida pelos caraíbas ou pajés-açu, pajés de grau superior, homens que se comunicavam com os espíritos [...].
VAINFAS, Ronaldo. Do Milenarismo Idolátrico ao sabá tropical: a demonização das santidades brasílicas nos escritos jesuíticos (séculos XVI e XVIII). In CASTIGAN, Lúcia Helena (Org.). Diálogos da conversão: missionários, índios, negros e judeus no contexto ibero-americano do período barroco. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 52.


Tendo por referência a atuação da Companhia de Jesus nas terras brasílicas, analise as afirmativas a seguir:

I – Os pajés eram líderes exclusivamente espirituais, por isso era tão complicada efetivar a catequização cristã.
II - Os membros da Companhia de Jesus tinham um bom relacionamento com os pajés, pois respeitavam as cerimônias espirituais que ocorriam nas aldeias gentílicas.
III – O tabaco era muito utilizado nestes rituais para chegar ao transe necessário para que a santidade aparecesse para o pajé. Todavia seu uso ficou restrito aos rituais realizados pelos nativos.
IV - Um dos maiores obstáculos à catequização dos ameríndios era justamente o pajé, que oferecia resistência efetiva aos ensinamentos dos dogmas cristãos passados à tribo pelos religiosos.

Está correto apenas o que se lê em:

Alternativas
Alternativa 1:
IV.

Alternativa 2:
II e III.

Alternativa 3:
III e IV.

Alternativa 4:
I, II e III.

Alternativa 5:
I, II e IV.

Respostas

respondido por: nataliajkbrasil
5

Resposta:

alternativa 1 apenas IV

Explicação:

respondido por: kissterra100
2

Resposta:

Marquei a alternativa 1.

Explicação:

Perguntas similares