Resumo sobre memórias póstumas de brás cubas, dom casmurro, o cortiço, o mulato, o ateneu. Por favor
Respostas
Resposta:
O livro é narrado em primeira pessoa por Brás Cubas, protagonista do romance. Ele narra a história de sua vida após sua própria morte, por isso é identificado nos meios literários como defunto-narrador ou defunto-autor. Por ele, ficamos conhecendo fragmentos das várias etapas de sua vida: infância, juventude e vida adulta.
Na infância fora uma criança perspicaz, irreverente e, muitas vezes, desrespeitosa; na adolescência preocupara o pai quando se apaixonou por Marcela, prostituta esperta e interesseira que tira proveito do sentimento nutrido pelo jovem e da inexperiência dele, para explorá-lo, levando-o, inclusive, a furtar joias da mãe, para presenteá-la.
Em sua trajetória de adulto, Brás Cubas faz muitos planos, tanto pessoais como comerciais, mas, no geral, fica apenas nos planos, já que acaba por não dar sequência a nenhum deles, de maneira a conseguir o sucesso que a si mesmo prometia. Outros fragmentos dessa trajetória registram os amores de Brás Cubas, particularmente o vivido com Virgília, bela figura de mulher casada, com quem manteve relacionamento amoroso e íntimo por alguns anos.
Brás Cubas morreu como sempre vivera: confortavelmente, sob o ponto de vista econômico, mas termina seus dias de forma melancólica, tendo apenas Virgília ao seu lado que, piedosamente, vem estar com ele em seus últimos momentos de vida.