CONCEITO DE:
1- CALOR -
2- QUANTIDADE DE CALOR -
3- CALOR ESPECÍFICO E DE UM EXEMPLO -
4- CALOR LATENTE E DE UM EXEMPLO -
Respostas
Olá!
Calor: energia térmica em trânsito/movimento de um corpo a outro devido à uma diferença de temperatura entre eles.
Quantidade de Calor: medida do calor trocado entre corpos. É representado pela letra Q. Se Q > 0, o corpo ganhou calor; se Q < 0, o corpo perdeu calor; se Q = 0, o corpo não trocou calor ou o montante (total) de calor recebido/cedido é nulo. A unidade de medida usual para a quantidade de calor é a caloria (cal), entretanto, no SI é o Joule.
Calor Específico: é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 grama de uma substância/corpo em 1°C. É representado pela letra "c" minúscula. A unidade de medida usual é cal/g °C. Exemplo: o calor específico da água é 1 cal/g °C, ou seja, precisamos fornecer 1 caloria para elevar a temperatura de 1 g de água em 1°C. OBS: esse tipo de calor também é chamado de calor sensível.
Calor Latente: é a quantidade de calor necessária para que uma substância/corpo passe para outro estado físico. É representado pela letra L. Como sabemos, a temperatura de uma substância não varia quando está mudando de fase, pois o calor que está sendo recebido está sendo utilizado para alterar o arranjo molecular, não para aumentar a temperatura. Cada estado físico requer uma quantidade específica de calor para passar para o próximo. A unidade de medida usual é cal/g. Exemplo: o calor latente de fusão da água é 80 cal/g. Como o ponto de fusão da água é 0°C, isso significa que: 1 g de água a 0°C precisa receber 80 cal para passar para o estado líquido.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos ;-)