URGENTEEEE! O proprietário de uma empresa de fitoterápicos que cultiva erva-de-São-João observou que, em certos locais de sua área de cultivo, a produção de sementes era inferior, quando comparada a outros locais. A fim de identificar a causa da menor produção de sementes, o proprietário contratou uma equipe de biólogos, os quais verificaram que as áreas com maior produção de sementes eram próximas a lagos que continham peixes, enquanto as áreas com menor produção eram próximas a lagos sem peixes. Os biólogos também observaram a presença de abelhas e libélulas na área de cultivo. A figura abaixo é um esquema, elaborado pela equipe de biólogos, para representar a rede trófica observada na área de cultivo.
a) Quais os tipos de interações ecológicas podem ser observados entre as populações dos organismos representados na figura?
A proposta da empresa para a solução foi adicionar peixes aos lagos que não os tinham. Explique o efeito dessa intervenção sobre a produção de sementes.
Respostas
Resposta:
A) Mutualismo e predação.
B) Em lagos com peixes, desenvolve-se um número menor de larvas de libélulas e, consequentemente, menor número de adultos, pois os peixes predam as larvas.
Explicação:
O aumento da população de libélulas causa um decréscimo da população de abelhas, que são polinizadoras da ervade-São-João. Como a produção de sementes é limitada pela polinização, flores próximas a lagos sem peixes recebem menos polinizadores, o que resulta em uma menor produção de sementes.
A adição de peixes aos lagos promoveria o aumento do sucesso reprodutivo das plantas e, consequentemente, da produção de sementes.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
A) protocooperação e predatismo
B) O peixe eliminaria as libélulas e aumentaria a população de abelhas.