(FUVEST) O diagrama a seguir representa a faixa do pH normal do sangue e suas principais alterações. Uma maneira de mudar o pH do sangue é por meio da respiração. O sangue transporta o dióxido de carbono (gás carbônico, CO2) até os pulmões, onde é expirado. Os centros de controle da respiração localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono expirado por meio do controle da velocidade e da profundidade da respiração. Uma pessoa, em crise de ansiedade, pode respirar muito rapidamente, eliminando pela expiração mais CO2 do que deveria. Assim, observe o equilíbrio anteriormente descrito e responda: O pH do sangue dessa pessoa deve aumentar ou diminuir? O sangue deve ficar mais ácido ou menos ácido? A pessoa entraria em acidose ou em alcalose? *
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Em casos de aumento repentino da frequência respiratória acontece o fenômeno da alcalose, onde teremos menor quantidade de CO2 circulante e aumento do pH sanguíneo, deixando o meio mais básico.
Por exemplo, em filmes é muito comum quando os personagens estão em crises de pânico respirarem em um saco de papel, por que isso?
Desse modo, o personagem passará a inspirar o ar expirado, rico em CO2, evitando então a perda excessiva de CO2 e também a ocorrência da alcalose. Espero ter ajudado o raciocínio com o exemplo :)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás