ATIVIDADE 1 - No final da primeira metade da década de 1960, o presidente João Goulart fazia promessas de reformas de base que ameaçavam os interesses de muitos grupos sociais. Os militares, apoiados por uma parcela da população, tomaram o poder. As tropas saíram de Minas Gerais em direção à cidade do Rio de Janeiro. Com base no tema desta semana, respondas às questões abaixo:
a) O que é um golpe de estado ?
b) Durante o regime militar, pouco a pouco, as liberdades democráticas foram interrompidas. Esse período foi marcado por contradições, perseguições, mortes, torturas e violação dos Direitos Humanos. O regime se apoiou na repressão e durou mais de 2 décadas. Caracterize esse processo histórico, completando o quadro abaixo: (A IMAGEM DO QUADRO ESTARÁ NO FINAL).
ATIVIDADE 2 - Acompanhe o roteiro ilustrado abaixo e faça o que se pede.
1) O que é "Política Externa" ?
2) Quais as modificações promovidas pela "Lei da Imprensa" e "Lei da Segurança Nacional" ?
3) O que é um "Ato Institucional" ?
4) Por que podemos dizer que o AI-5 reduziu as liberdades democráticas ?
5) Por que chamamos esse período histórico de "Ditadura Civil-Militar" ?
6) Caracterize o processo histórico que ficou conhecido como "Milagre econômico".
7) Quais partidos políticos existiam nesse período ? Liste alguma de suas propostas.
8) A campanha pelas "Direitas Já" se espalhou pelo país. Quem participava ? Como e o que reivindicava ?
Respostas
ATIVIDADE 1 -
a) É a derrubada de um governo legalmente instalada.
b) (imagem no final)
ATIVIDADE 2 -
1) É o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo.
2) LI: restringia a liberdade de expressão.
LSN: torna toda pessoa "natural ou jurídica" responsável pela segurança nacional, submetendo o país à Justiça Militar.
3) Decreto e/ou norma colocado acima da constituição vigente.
4) Ele fechou instituições estabelecidas pela democracia, como o congresso nacional e ampliou os poderes do estado para perseguir seus inimigos políticos.
5) Porque foi um período ditatorial com comando de militares. Apoiados por boa parte de civis, dentre políticos e Empresários.
6) Crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973.
7) ARENA: Apoiava o regime militar e MDB - Uma oposição permitida pelos militares.
8) Foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil. Participaram partidos políticos, sociedade civil, artistas e intelectuais.
ATIVIDADE 3 -
a) PESSOAL: um militar apagando o que parece ser a memória do Brasil.
b) Ela critica o "esquecimento" dos crimes cometidos na ditadura militar.
c) As lembranças que estão sendo apagadas são da época do regime militar no Brasil.
d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a liberdade e igualdade entre as pessoas. O regime militar fez exatamente o contrário: Tirou liberdades individuais e impôs seu regime sobre outros seres humanos.
Espero que tenha ajudado!
Bons Estudos!
A) O golpe de estado ocorre quando há a deposição de um governo instalado por um grupo de opositores.
B) As frases que completam o quadro sobre a ditadura militar no Brasil são:
Período em que ocorreu: 1964 a 1985
Grupos que apoiaram o golpe militar: a classe média, os empresários e os Estados Unidos.
Grupos perseguidos pela ditadura militar: estudantes, líderes sindicais, pessoas que possuíam suspeitas de envolvimento com o comunismo, jornalistas e políticos contrários ao regime.
Principais políticas adotadas pelo regime: perseguição, censura e repressão , controle da vida do cidadão, aumento dos impostos e política voltada ao desenvolvimentismo.
Resultados e consequências do regime militar: fim da democracia e das liberdades individuais pelo período de 21 anos.
2)
1) A política externa pode ser compreendida como um conjunto de ações adotadas pelo governo de um país com objetivo direcionado para as ações políticas no exterior.
2) Lei de Imprensa serviu para intensificar a censura aos jornalistas e às revistas e a Lei de Segurança Nacional possibilitava Justiça Militar o direito de promover julgamentos de crimes considerados subversão.
3) O Ato Institucional é uma medida imposta por um governo que possui força de lei não tem a participação direta ou indireta (participação do legislativo ou judiciário) da população sendo adotado maneira autoritária.
4) O AI-5 reduziu as liberdades democráticas porque deu poderes absolutos ao regime e retirou todos os direitos de liberdade dos cidadãos, fechando o Congresso Nacional imediatamente após a sua instituição pelo período de um ano, suspendendo desta maneira a participação popular, através de seus representantes nas decisões do país.
Também houve a censura da Imprensa que não podia promover nenhum tipo de crítica ao regime, suspendeu os direitos constitucionais como o habeas corpus e também decretou Estado de Sítio no Brasil.
5) Chamamos este período histórico de "Ditadura Civil-Militar" porque além dos militares tomarem o poder de maneira antidemocrática, setores empresariais e parte da sociedade civil apoiaram o regime.
6) O “Milagre Econômico” brasileiro ocorreu através de três contextos: crescimento da economia, aparente baixa da inflação e expansão do Comércio Exterior.
7) Nesse período existiam dois partidos políticos que eram o Arena e o MDB. O partido Arena era o apoiador do governo que estava no poder e o partido MDB fazia uma "suposta" de oposição, que era consentida pelo governo existundi assim uma falsa oposição ao regime.
8) Participaram da campanha das Diretas Já vários setores da sociedade brasileira como artistas, músicos, líderes políticos como Ulysses Guimarães, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Leonel Brizola, Miguel Arraes, Tancredo Neves e Giocondo Dias. Havia também a participação de estudantes e operários. Praticamente todo país aderiu ao movimento.
A principal reivindicação do movimento era a volta da democracia através das eleições diretas para presidente .
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/6500099