• Matéria: Pedagogia
  • Autor: SilmaraOrtiz
  • Perguntado 5 anos atrás

Até meados do século XVIII, a região nordestina, que era designada como o “Norte”, concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia; nesse período, o Sul foi uma área periférica, menos urbanizada, sem vinculação direta com a economia exportadora. Salvador foi a capital do brasil até 1763 e, por muito tempo. Sua única cidade importante. Embora não haja dados de população seguros até meados de século XVIII, calcula-se que tinha 14 mil habitantes em 1585,25 mil em 1724 e cerca de 40 mil em 1750, a metade dos quais eram escravos. Esses números podem parecer modestos, mas têm muita significação quando confrontados com os de outras regiões: São Paulo, por exemplo, tinha menos de 2 mil habitantes em 1600. ” (BORIS, F. História do Brasil. São Paulo: edusp. 1995, p.77)

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa que explicita porque o Nordeste, no século XVIII tinha uma quantidade muito maior de escravos do que no sul e sudeste de Brasil.

Escolha uma:
a. Porque os afazeres das áreas urbanas nordestinas exigiam muito mais mão de obra escrava do que as áreas rurais, como por exemplo, de São Paulo.
b. Porque Salvador sempre foi conhecida como a “Roma negra” e os africanos preferiam ficar nessa cidade do que em outras com muitos brancos.
c. Porque os Estados do Nordeste tinham grandes plantações de cana de açúcar e muitos engenhos que empregavam mão de obra escrava.
d. Por causa da imigração italiana que modificou a característica das populaçãos do sul e sudeste embranquecendo-as.
e. Porque o sul e sudeste industrializado empregava assalariados diferente do nordeste que empregava mão de obra escrava.

Respostas

respondido por: 12Havana
2

Resposta:

Letra C Porque os Estados do Nordeste tinham grandes plantações de cana de açúcar e muitos engenhos que empregavam mão de obra escrava

Perguntas similares