O aumento da prevalência do diabetes está associado a diversos fatores, como: rápida urbanização, transição nutricional, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos com diabetes. O diabetes e suas complicações constituem as principais causas de mortalidade precoce na maioria dos países. Doença cardiovascular é a principal causa de óbito entre as pessoas com diabetes. As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica. O diabetes tem sido responsabilizado, entretanto, por contribuir para agravos, direta ou indiretamente, no sistema musculoesquelético, no sistema digestório, na função cognitiva e na saúde mental, além de ser associado a diversos tipos de câncer. Além de representar uma importante carga financeira para indivíduos portadores e suas famílias, em razão dos gastos com medicamentos, o diabetes também tem um relevante impacto econômico nos países e nos sistemas de saúde. Isso decorre de maior utilização dos serviços de saúde, perda de produtividade e cuidados prolongados requeridos para tratar suas complicações crônicas, como insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e pé diabético.
Com base nas informações do texto e dos seus conhecimentos sobre a Fisiopatologia do Diabetes, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
O pé diabético, uma das complicações graves do diabetes, é resultado de problemas da circulação sanguínea, cicatrização deficiente de feridas e infecções. Se essa condição não for tratada adequadamente, pode resultar em amputação do membro inferior afetado.
b.
Apesar do risco de doenças cardiovasculares, o diabetes não apresenta um impacto econômico nas famílias, países e sistemas de saúde. Pois não há perda de produtividade nem necessidade de cuidados prolongados com complicações crônicas.
c.
Mesmo na ausência da insulina, a glicose é captada pelos músculos e, portanto, não há desvio de via metabólica para a produção de grandes quantidades de corpos cetônicos, sem risco de cetoacidose diabética. Este risco só existe em casos específicos, como no etilismo.
d.
Há vários fatores ambientais e genéticos envolvidos na patogênese do diabetes. Entre os fatores ambientais, podemos considerar a rápida urbanização, a vida sedentária, o envelhecimento. Já a obesidade, apesar de ser um risco para doenças cardiovasculares, não é fator de risco para diabetes.
e.
O diabetes tipo 1 é causado pela combinação de resistência celular à ação da insulina e a secreção insuficiente de insulina pelo organismo. O diabetes tipo 2 é uma doença autoimune em que há destruição das células β-pancreáticas com consequente deficiência absoluta de insulina.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Correto: O pé diabético, uma das complicações graves do diabetes, é resultado de problemas da circulação sanguínea cicatrização deficiente de feridas e infecções. Se essa condição não for tratada adequadamente, pode resultar em uma amputação do membro inferior afetado.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Letra "A"
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás