Respostas
Resposta: Características da Guerra Fria
A Guerra Fria, que vigorou de 1945 a 1991, caracterizou-se pelo confronto não declarado entre os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS), assim como pela divisão do mundo em dois segmentos, com sistemas econômicos, políticos e sociais opostos. Em pouco tempo, a polarização se estendeu a todo o planeta; os EUA e a URSS criaram áreas de influência e foram respaldados por alianças político-militares.
Bloco ocidental ou capitalista. Em 1948, o governo dos Estados Unidos aprovou o Plano Marshall, programa de ajuda econômica destinado à reconstrução dos países da Europa ocidental devastados na Segunda Guerra Mundial. Em 1949, os norte-americanos e seus aliados formaram uma aliança militar, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que atua até hoje.
Bloco oriental comunista. Em 1949, para coordenar suas políticas econômicas, a URSS e seus aliados – Bulgária, Hungria, Tchecoslováquia, Polônia e Romênia, e, mais tarde, Albânia, República Democrática Alemã (RDA), Mongólia, Cuba, Vietnã e Iugoslávia – constituíram o Conselho de Mútua Ajuda Econômica (Carne ou Comecon). Em 1955, criaram uma aliança militar para se contrapor à Otan, o Pacto de Varsóvia, que se extinguiu no início dos anos 1990.
Objetivando proteger-se um do outro, os Estados Unidos e a União Soviética passaram a armazenar armas e explosivos de alto poder destrutivo, como a bomba atômica e a bomba de hidrogênio, A corrida armamentista entre as duas potências aterrorizou o mundo. Para evitar uma guerra direta, soviéticos e norte-americanos estimularam conflitos armados em diversos pontos do planeta.
Explicação: