Respostas
Resposta:
O que é o Impressionismo:
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França, na segunda metade do século XIX, durante o período da Belle Époque (Bela época).
A principal proposta do impressionismo era mostrar, através das artes plásticas, principalmente a pintura, os efeitos da luz no ambiente, além de apresentar as impressões pessoais dos artistas quanto ao que observavam, através de cores primárias (também chamadas de cores puras).
É conhecido como o movimento que deu origem a Arte Moderna e suas obras são conhecidas pela presença de contraste, efeitos de sombras feitos através das próprias pinceladas dos artistas, além da luz e da claridade das cores.
O termo impressionismo surgiu após a primeira obra do pintor francês Claude Monet, chamada de “Impressão - Nascer do Sol” (Impression du Soleil Levant - 1872). O artista é conhecido como um dos principais propulsores do movimento impressionista.
Explicação:
O impressionismo também ficou conhecido por se opor ao movimento que vigorava na época, o neoclassicismo, que inspirava os artistas a expôr a realidade e a objetividade através de suas obras, sem a presença de suas opiniões quanto ao que observavam.
Como o foco do impressionismo era que os artistas retratassem nas obras a sua visão pessoal, dando mais liberdade para a criação, foi um movimento duramente criticado pela elite artística francesa da época.
Além de Monet, outros artistas que se destacaram por seus trabalhos impressionistas foram:
O pintor Édouard Manet (1832 – 1883);
O pintor Edgar Degas (1834 – 1917);
O pintor Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919);
O pintor Camille Pissarro (1830 – 1903);
A pintora Berthe Morisot (1841-1895);
A pintora Mary Cassatt (1844-1926);
O escultor Auguste Rodin (1840-1917).
Como foi um dos primeiros movimentos artísticos a focar numa maior liberdade nas artes plásticas, permitindo que os artistas seguissem menos regras e técnicas academicistas, o impressionismo se tornou um dos maiores movimentos artísticos da Europa, dando início a era da Arte Moderna.
As principais características do impressionismo são:
Destaque para temas da natureza, especialmente paisagens;
Valorização da luz natural;
Uso de cores decompostas e primárias;
Uso de sombras coloridas e luminosas;
Foco nos estudos dos efeitos óticos (ilusões);
Valorização pela pintura feita ao ar livre;
Preferência pela mistura de cores através da ilusão de ótica e não pela técnica (mesclagens), ou seja, não há a mistura de cores para criar novas tonalidades, mas apenas o uso de pigmentos primários justapostos;
Aplicação da lei das cores complementares;
Resposta:
o impressionismo foi um movimento artístico.
Explicação:
que surgiu na França, na segunda metade do século XIX,durante o período Belle Époque (Bella época).