Respostas
Resposta:
É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante, podendo ser este um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado!
Resposta:
Autocracia é um governo baseado nas convicções de uma só pessoa
Explicação:
Personalização do poder: as políticas empreendidas no governo tendem a ser confundidas com ações e interesses pessoais. Além disso é comum o culto a personalidade do autocrata por seus seguidores;
Centralização do poder, ou despotismo: a concentração do poder em um único líder, e esse poder é arbitrário, isolado e absoluto. Não existe autocracia sem um líder autocrata;
Outros membros do governo são ignorados ou nem existem;
Também não há participação de outros indivíduos ou grupos sociais;
Intolerância e truculência com a qual comumente se lida com opiniões contrárias e oposições;
Absoluta impunidade para o autocrata e seus aliados, resultante da concentração de poder.
O origem desse poder central ou governante não é definida. Ele pode existir a partir de meios legais, como a eleição, onde, posteriormente o líder eleito impõe uma autocracia. Para isso, pode utilizar inclusive dos mecanismos republicanos e adequar as leis para que suas convicções sejam impostas. Entretanto, governos autocráticas podem advir também de golpes de Estado e instauração de ditaduras.
Na história da humanidade governos autocratas foram liderados por políticos de diversas origens, militares e civis. Governos autocráticos existem desde o Império Bizantino, onde o Imperador era chamado de autocrator, em referência ao seu poder central, absoluto e ilimitado.