Agora, responda
1. Os três textos dialogam, entre sí, estabelecendo uma relação chamada intertextualidade. Nesta
relação, há referências explicitas do texto original nos textos posteriores. Indique alguns elementos do
texto 1 que também estão presentes nos textos 2 e 3.
(Foto acima)
ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Respostas
Resposta:
1. As palavras do primeiro verso do "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade, constam nos textos 2 e 3: "Quando eu nasci, um anjo... ".
2. O verbo IR é usado pelo poeta para apontar ou determinar o futuro (ou condição) a que está predestinado o "eu lírico" (personagem) do texto. Isso está claro no terceiro verso da 1ª estrofe: "Disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida". Essa ideia se repete no texto 2 ("Mas vou até o fim...") e no texto 3 ("Vai carregar bandeira").
Explicação:
A palavra "GAUCHE", empregada por Drummond (considerado nosso "Poeta Maior" da segunda geração do Modernismo), segundo os especialistas, tem os significados abaixo:
1. Tímido; socialmente desajeitado, arredio e atrapalhado; inábil no trato (ou seja, fora dos padrões sociais vigentes/esperados);
2. Esquerdo (meio errado ou torto); inconvencional; meio louco; que contraria as regras de convivência social estabelecidas.
Assim, como dito no começo, a intertextualidade se faz presente, pois os textos dialogam intencionalmente entre si. No texto 2, Chico Buarque de Holanda faz uma PARÁFRASE (reescritura do Poema, sem mudar seu sentido original). No texto 3, a poetisa mineira Adélia Prado se inspira nos ideias centrais do poema de seu colega Drummond, mas inverte o sentido negativo de "ANJO TORTO" para "ANJO ESBELTO" e oferece um destino menos negro ou "gauche" à pessoa ou "eu lírico" da poesia.