Sobre o roteiro para produzir uma entrevista jornalística considere:
I - Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
II - Pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.
III - Deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.
1) Após analisar as afirmações acima, podemos dizer que: *
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) I; II e III estão corretas.
2) As entrevistas são muito utilizadas pelos jornais, sites, revistas, rádios, blogs e tvs com o intuito de: *
a) fazer fofoca sobre a vida dos entrevistados.
b) passar um conhecimento para a população.
c) defender uma tese com argumentos.
d) descrever notícias ocorridas no país.
Respostas
Resposta:
1 = D
2 = B
Explicação:
RESPONDIDO E CORRIGIDO NO CLASSROOM!
1. A correta é a letra D: I; II e III estão corretas.
I- Falsa. Quem é responsável por escolher o tema e também fazer o roteiro da entrevista é o repórter. O entrevistado deve somente responder as perguntas. Se não se sentir confortável com alguma questão, pode ficar calado.
II- Verdadeira. O roteiro de uma entrevista não é fechado, já que outras ideias de perguntas podem surgir no momento das respostas do entrevistado.
III- Verdadeira. As perguntas elaboradas devem ser sucintas e claras, sem margem para dupla interpretação. O roteiro não precisa ser muito longo.
2. A correta é a letra B: passar um conhecimento para a população.
As entrevistas são necessárias para transmitir um conhecimento. São realizadas pelos veículos de comunicação com o objetivo de trazer dados a partir da fala de um profissional.
As entrevistas são importantes porque são realizadas com quem entende e sabe do assunto, também conhecidos como especialistas.
Abraços!