A figura a seguir representa três gerações de cavalos, analisando a herança da cor da pelagem. Sabe-se que esse caráter é determinado por dois pares de alelos, que vamos representar por W/w e B/b.
Pela figura, podemos concluir que a presença do alelo W determina a cor branca da pelagem; o alelo B condiciona a cor preta e os indivíduos homozigóticos recessivos são marrons.
A herança da cor da pelagem nesses cavalos representa que tipo de herança genética? Justifique sua resposta.
Respostas
Bom dia
Se trata de um caso de polialelia, onde o gene W apresenta uma relação de dominância completa sobre todos os outros genes.
- Como assim ?
Perceba que se o gene W estiver com o alelo dominante, o cavalo vai apresentar a cor branca, se estiver em dose dupla recessiva, quem vai dominar vai ser o alelo B, e se os 2 estiveram em dose dupla o cavalo vai ser marrom. Logo : Cor branca (W_B ou W_bb) > Cor preta (wwB_) > Cor marrom (wwbb)
Esse caso é parecido com o caso de alelos múltiplos (polialelia), dos coelhos, nos coelhos existem 4 alelos para determinar a cor do pelo, são eles :
- (Cor aguti)
- (Cor chinchila)
- (Cor himalaia)
- (Cor albina)
Em que existe uma regra de dominância, o alelo domina todos, ou seja, a pelagem aguti pode ser dada por 4 genótipos (, , , ), a pelagem chinchila domina as pelagens himalaia e albina, logo pode ser dada por 3 genótipos (, ,), a pelagem himalaia só domina a pelagem albina, logo, pode ser dada por 2 genótipos (,) e a pelagem albina não domina ninguém, logo, só é dada por 1 genótipos (), logo, a relação de dominância é : , e é semelhante a esse caso dos cavalos onde há um caso de dominância de cores.
Bons estudos e espero ter ajudado