• Matéria: Saúde
  • Autor: letgiudice
  • Perguntado 5 anos atrás

Paciente M.F.S, gênero feminino, 25 anos, chega ao seu consultório relatando que não dormiu à noite devido a uma dor muito intensa no elemento dental 25 que não cessa com o uso de analgésicos. A paciente relata que a dor começou há 7 dias e inicialmente não era espontânea, e sim, provocada quando havia ingestão de alimento doce ou gelado, mas que rapidamente cessava. No decorrer da semana a paciente relata que o elemento dental "estava mais dolorido que os demais" e ao ingerir algo gelado ou doce a dor "demorava muito para passar", ou seja, a sintomatologia estava se agravando. Há 1 dia o elemento dental passou a apresentar dor espontânea, que piora ao deitar e não cessa com o uso de analgésicos. Ao exame clínico observa-se presença de lesão de cárie na superfície oclusal do elemento dental 25 e ao exame radiográfico observa-se que a lesão de cárie já está atingindo a polpa. Na região periapical não foram observadas alterações radiográficas. Na percussão vertical a paciente relata dor leve, e à percussão horizontal há ausência de dor.

Diante do caso, assinale a alternativa correta:

A.
O provável diagnóstico deste caso clínico é Abscesso periapical agudo, já que a paciente apresenta necrose pulpar e infecção de todo o sistema de canais radiculares atingindo a região periapical.

B.
O provável diagnóstico clínico é Pulpite Irreversível, já que podemos "acompanhar" a evolução do caso pelo relato da paciente: inicialmente dor provocada (pulpite reversível) que cessava rapidamente; posteriormente dor provocada que persistia por mais tempo que os demais elementos dentais (pulpite de transição), e finalmente dor espontânea (pulpite irreversível). Se não for realizado o endodôntico neste momento, provavelmente o caso evoluirá para a necrose pulpar.

C.
O provável diagnóstico do caso é Pulpite Reversível. Neste caso o ideal é realizar a remoção da lesão de cárie e proteção pulpar direta, sem a necessidade de realização de tratamento endodôntico.

D.
Um quadro de dor espontânea que não cessa com o uso de analgésicos é característico de Necrose Pulpar. Neste caso, o tratamento endodôntico deverá ser realizado para que toda a infecção presente no sistema de canais radiculares possa ser eliminada.

E.
O provável diagnóstico clínico é pulpite de transição, já que o paciente ainda apresenta sensibilidade neste elemento dental, indicando que a polpa está vital. O tratamento de escolha é a remoção da lesão de cárie, proteção pulpar direta e aguardar a resposta do paciente. Se necessário, deverá ser realizado o tratamento endodôntico posteriormente.

Respostas

respondido por: richardsouzasilva2
0

Resposta:

letra c

Explicação:

ghsys8sisjhdjajhskxyakdhslsvs

respondido por: julianacat41
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares