Respostas
Resposta:
O Fotorrealismo ou Realismo Fotográfico é uma escola artística contemporânea surgida no final da década de 60, nos Estados Unidos que trabalha por meio do conceito de verossimilhança associado à arte fotográfica.
O termo “fotorrealismo” foi cunhado em 1969, pelo estudioso das artes Louis K. Meisel.
Explicação:
Segundo a definição de Meisel sobre o movimento fotorrealista: “o fotorrealismo usa a câmera e a fotografia para coletar informação; (...) usa recursos mecânicos ou semi-mecânicos para transferir a informação para a tela”.
Além disso, ele aponta para algumas características dos artistas fotorrealistas:
“O fotorrealista deve ter uma habilidade suficiente para fazer com que a pintura se pareça com uma fotografia; O fotorrealista deve ter exibido obras neste estilo antes de 1972 para poder ser classificado como um dos fundadores da escola; O fotorrealista deve ter trabalhado há pelo menos cinco anos nesta técnica.”
Além de Meisel, outros artistas estão associados a fundação da escola fotorrealista: John Baeder, Ralph Goings, Chuck Close, Duane Hanson, dentre outros.
De tal modo, a arte fotorrealista, que inclui pinturas, desenhos, esculturas e artes gráficas, propõem a fidelidade às reproduções da realidade, de forma que muitas delas, quando vistas, podem ser confundidas com a arte fotográfica, gerando confusão.
Atualmente, o termo é utilizado no campo da computação gráfica, sobretudo dos videogames.