Respostas
Resposta:
1- Na parte final do século XVIII, percebemos que os mineradores da região de Minas Gerais enfrentavam sérias dificuldades para cumprirem a pesada rotina de impostos exigidos pela Coroa Portuguesa. Além das altas cobranças, os mineradores sofriam com os altos preços cobrados pelos produtos manufaturados e se mostravam insatisfeitos com a ocupação exclusiva que os lusitanos faziam dos mais importantes cargos administrativos da época.
2- Porque os grandes líderes desse movimento integravam a elite colonial, e, ao mesmo tempo, os participantes desse movimento não tinham uma posição definida a respeito da abolição da escravidão, já que muitos deles eram proprietários de escravos e não tinham o interesse de perderem o lucro gerado pela exploração de sua força de trabalho.
3- Letra A
4- Letra B
5- Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu.
6- D
A revolta baiana foi um movimento restrito apenas aos escravos e seus descendentes, que mantinham contatos frequentes com os ex-escravos do Haiti, após a revolta destes e a consequente abolição da escravidão naquela colônia francesa.