Escreva um parágrafo relatando as características do planeta Terra que contribuiu e contribui para a existência e manutenção dos seres vivos. Relate também a importância do Sol. Desculpa é Ciências
Respostas
Resposta:
Oii,desculpa o textão mas ta ai
esse é o da terra
O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.
Apesar das grandes descobertas astronômicas, não há ainda como afirmar que exista um planeta com características tão peculiares capaz de propiciar a existência dos seres vivos. E a Terra não é “viva” apenas sob a ótica biológica, mas também sob a ótica atmosférica, geológica e física, uma vez que tudo isso está em constante transformação.
Quanto à sua formação, estima-se ocorreu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos. A teoria mais aceita atualmente sobre a origem do Sistema Solar, e consequentemente do nosso planeta, é a teoria da nebulosa solar, proposta em 1644 por René Descartes, reformulada em 1775 por Immanuel Kant e, posteriormente, em 1796 por Pierre-Simon de Laplace.
Essa teoria acredita que os planetas do Sistema Solar, entre eles o nosso, formaram-se a partir do colapso de uma nuvem que estava rotacionando em alta velocidade e contraiu-se. Acredita-se que o Sol foi formado a partir da concentração central da nuvem, e os planetas a partir das partículas remanescentes. Algumas teorias dizem que a vida surgiu na Terra um bilhão de anos após a sua formação.
Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros. Em meio à história evolutiva, o homem adaptou-se às condições apresentadas pela Terra e aprimorou suas habilidades, retirando dela aquilo que era necessário à sua sobrevivência de forma cada vez mais precisa.
Quanto ao seu formato, corresponde a um esferoide, tendo seus polos um tanto achatados.
O do sol
O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.
Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença da luz, pois eles possuem um pigmento específico, a clorofila, que é capaz de captar a luz solar para que ela seja transformada em energia. Eles também produzem oxigênio, que é usado por uma grande quantidades de seres vivos na Terra, inclusive nós, seres humanos.
A luz solar é muito importante para os vegetais.
A intensidade da luz solar pode variar de acordo com a estação do ano. No inverno e outono, por exemplo, os dias são mais curtos, logo temos menos incidência de luz solar. Já na primavera e no verão, os dias são mais longos, então temos uma quantidade de raios solares maior. Essas diferenças de incidência solar são percebidas nas diferentes estações do ano devido ao movimento de translação, isto é, quando a Terra realiza uma volta completa em torno do Sol. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas, ou seja, 1 ano.
As diferentes intensidades solares afetam a vida das plantas.
As diferentes intensidades solares afetam a vida das plantas.
Assim, na diferença de incidência solar, percebemos que as plantas produzem flores e frutos em épocas diferentes. A primavera, por exemplo, é o período de maior produção das flores, e o outono é o período em que as folhas mais caem das árvores e produzem mais frutos.
Qual a importância do Sol para os animais?
Ao observamos também a incidência solar no mundo animal, vemos que, no inverno, temos dias e noites mais frias. Nessa época muitos animais fazem a hibernação, que é um longo período de dormência, assim eles economizam energia e não precisam ir buscar alimentos. Já o verão é um período mais quente e com mais incidência solar, assim os animais tendem a sair em busca de alimentos e de um par para fazer o acasalamento e ter filhotes.
A hibernação ajuda o animal a passar pelo inverno.
Nós, seres humanos, também utilizamos a energia luminosa de forma direta, pois necessitamos dela para o fortalecimento de nossos ossos. Quando ficamos expostos ao Sol (mas é importante que isso seja feito no horário adequado), nosso corpo ativa a vitamina D, que auxilia no fortalecimento do nosso sistema ósseo.
Brincar no Sol também ajuda na ativação de vitamina D.