Dança que faz parte de ritual indígena
especialmente preparado para a colheita do caju e
apresentando um ritmo acelerado, no qual os
dançarinos fazem imitações de movimentos de
animais.
(A) Frevo.
(B) Cacuria.
(C) Torém.
(D) Ciranda.
(E) Quadrilha
Respostas
Resposta:
O Torém é um ritual sagrado e ancestral considerado um símbolo de resistência. Muitos de seus cantos estão na língua nativa e foram baseados na vivência do povo Tremembé, na sua relação com a natureza, inspirando-se em animais, plantas e no período da colheita do caju azedo, base da bebida sagrada Mocororó. O momento da dança guarda uma forte ligação com a espiritualidade, ao mesmo tempo em que é tomado como uma brincadeira, pois na maioria das vezes dança-se para comemorar um acontecimento, como um aniversário ou o nascimento de uma criança.
Torém também é o título de uma das últimas composições de André Mehmari, Torém - O índio e o Mar, escrita com a colaboração de Marlui Miranda, que atuou como solista junto à Orquestra Experimental de Repertório na estreia da peça, em dezembro de 2018.
Nestas duas apresentações, o IMS Paulista recebe uma versão do ritual a partir do encontro dos músicos André Mehmari e Marlui Miranda com os índios Tremembé de Almofala, no litoral cearense: Cacique João Venâncio, Pajé Luis Caboco, Getúlio Tremembé e Janiel Tremembé.
O show faz parte da programação relacionada à exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami. A retrospectiva apresenta o trabalho da fotógrafa e ativista que dedicou a vida a estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A mostra, com imagens e documentos inéditos, reconta a transformação de um projeto fotográfico num marco da história visual e política do país.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A alternativa correta é a letra
(C) Torém
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!!!!!