• Matéria: Sociologia
  • Autor: alexreblim
  • Perguntado 9 anos atrás

Marcel Mauss "Nasceu em 1872 e morreu em 1950. Formado em filosofia e especialista em história das religiões, participou da gênese do que seria conhecido mais tarde como a Escola Sociológica Francesa, da qual seu tio Émile Durkheim foi criador. As ideias do grupo eram veiculadas pelo Année Sociologique, periódico no qual Mauss publicou grande parte de seus textos, e do qual foi editor, após a morte de Durkheim durante a Primeira Guerra. Foi professor de História das Religiões dos Povos Não-Civilizados na École Pratique des Hautes Études, colaborou na fundação do Instituto de Etnologia da Universidade de Paris, em 1925, e foi eleito, em 1930, para a cadeira de Sociologia do prestigioso Collège de France. Além das atividades acadêmicas e editoriais, nunca abandonou a militância no partido de Jaurès, de quem foi amigo e colaborador. Mauss chamava a Etnografia de “museu de fatos” e o seu concorrido curso sobre a matéria no Instituto de Etnologia, que teve Marcel Griaule, Michel Leiris, Roger Bastide, Louis Dumont e Claude Lévi-Strauss entre seus alunos, formou os primeiros etnógrafos da antropologia francesa". (Disponível em: http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/283/Marcel-Mauss.aspx). Sobre as categorias de análise fundadas por este autor clássico da antropologia, aponte a alternativa INCORRETA:

Escolha uma:
a. Para Mauss, as técnicas corporais podem são fatos sociais totais. Isso porque elas articulam múltiplos e instantâneos planos, intimamente ligados, como as dimensões psicológica, fisiológica e social.
b. O conceito de fato social total diz respeito a uma forma de análise dos fenômenos sociais que busca apreender os múltiplos planos da vida social que se expressam juntas e ao mesmo tempo em um dado fenômeno.
c. No "Ensaio sobre a dádiva", Mauss trata das trocas e da reciprocidade como constitutivas dos laços sociais. Para o autor, as operações elementares que constituem a troca são: a obrigação de dar, a obrigação de receber e obrigação de retribuir.
d. Mauss analisa a questão da reciprocidade do mesmo modo que fez Malinowski: percebe as trocas por meio de sua bagagem funcionalista, demonstrando como as várias partes da sociedade se articulam em função de um fenômeno.
Próximo

Respostas

respondido por: darkkn
6
A resposta incorreta é a - letra d. Mauss analisa a questão da reciprocidade do mesmo modo que fez Malinowski: percebe as trocas por meio de sua bagagem funcionalista, demonstrando como as várias partes da sociedade se articulam em função de um fenômeno.

darkkn: Já li os textos e respondi essa, está correta
Perguntas similares