Respostas
Resposta:
Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), existem 8.870 empresas mineradoras no país, e, na região Sudeste, este número alcança 3.609, cerca de 40% do total (IBRAM, 2012 – dados de 2011 para o Brasil). Na região, que tem aproximadamente 85 milhões de habitantes (IBGE, 2013), sobressaem os minérios de ferro, ouro, manganês e bauxita, no Quadrilátero Ferrífero; nióbio e fosfato em Araxá; gemas, em Governador Valadares; e grafita, em Salto da Divisa, todos no estado de Minas Gerais; além de agregados, em São Paulo e Rio de Janeiro, e rochas ornamentais, no Espírito Santo (IBRAM, 2012).
Explicação:
Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro. Com atividade de mineração em mais de 250 municípios, e mais de 300 minas em operação, o estado possui 40 das 100 maiores minas do Brasil. Além disso, dos 10 maiores municípios mineradores, sete estão em Minas, sendo Itabira o maior do país. É responsável, ainda, por, aproximadamente, 53% da produção brasileira de minerais metálicos e 29% do total de minerais, além de extrair mais de 160 milhões de toneladas/ano de minério de ferro
(IBRAM, 2013). A maioria dos empreendimentos levantados neste estudo relativos ao Sudeste está em funcionamento, enquanto 16% já encerraram atividades. Outros 16% ainda estão em projeto, e apenas 3% encontram-se impedidos de operar devido à mobilização social. Mais da metade dos empreendimentos minerais abrange mais de um município, seja no mesmo estado ou não. Estes negócios são, quase em sua totalidade, constituídos por indústrias extrativas e indústrias de transformação (como cimenteiras, siderúrgicas e metalúrgicas), e muitos deles já operam há mais de 20 anos.