• Matéria: História
  • Autor: Alvarinho20e10
  • Perguntado 5 anos atrás

Galera POR FAVOR ME AJUDA
Eu tenho um trabalho sobre as ditaduras na América e na África, o professor liberou para a gente escolher dois países desses:

Brasil
Paraguai
Chile
Argentina
Bolívia
Equador
Colômbia
Peru
Uruguai
Árgelia
Angola
Nigéria
Burkina-Faso
Etiópia
Gana
Madagascar
Guiné

Eu tenho que escolher dois países desses (UM DA ÁFRICA E UM DA AMÉRICA LATINA) para fazer o trabalho:
Por favor me ajudem!!!!

Respostas

respondido por: fa42ferreira
1

Resposta:

Explicação: BRASIL- A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.

O primeiro momento é marcado por Jânio Quadros – que assumiu a presidência em 1961 e nesse mesmo ano renunciou ao cargo. A partir disso, seu vice – João Goulart – foi quem assumiu seu lugar. A questão é que Jânio Quadros e João Goulart eram de partidos políticos diferentes e tinham projetos opostos para o país. O projeto de Jango – apelido por qual era conhecido o novo presidente – estava apoiado em “reformas de base” – como fiscal, administrativa, universitária e, principalmente, agrária. Além disso, o presidente era um representante trabalhista, do legado de Getúlio Vargas.  

Assim, como mencionado, a reforma agrária era uma das principais propostas do governo Jango e também a que mais gerava polêmica. Afinal, era combatida pelos grandes latifundiários e por grande parte dos parlamentares no Congresso Nacional.  

Assim, esse foi um momento de bastante efervescência e polarização política entre a população. Houve apoio de parte da população para a derrubada do governo – principalmente dos setores mais conservadores da sociedade e de partes da classe média. É por esse motivo, inclusive, que muitas vezes o termo ditadura civil-militar é utilizado.

PARAGUAI- Após a guerra civil paraguaia de 1947 e a derrubada do regime de Higinio Moríñigo, Juan Natalicio González assumiu a Presidência, mas logo foi deposto e seguido por presidentes que mantiveram o poder por apenas alguns meses cada. Alguma estabilidade foi alcançada depois que Federico Chávez foi eleito em 10 de setembro de 1949. Três semanas depois de assumir o cargo, Chávez impôs um estado de emergência, usando seus poderes executivos de emergência sob a Constituição de 1940 para atacar os partidários de González e do ex-presidente Felipe Molas López

Os problemas econômicos crescentes após duas décadas de extrema agitação política e social haviam debilitado e aniquilado a economia do Paraguai. A renda nacional e per capita caíram acentuadamente. A prática do Banco Central de conceder empréstimos leves aos comparsas do regime estimulou um aumento da inflação e um crescente mercado negro. Finalmente, os problemas econômicos da Argentina também influenciaram negativamente o Paraguai. Em 1953, o apoio político e militar a Chávez tinha erodido


Alvarinho20e10: Valeu
Alvarinho20e10: Mas na verdade era só escolher dois países na sua opinião
Alvarinho20e10: Aí eu fazia o trabalho
Alvarinho20e10: Mas obrigaduuu
respondido por: omundosempetroleo201
1

Resposta:

Paraguai e Árgelia

Explicação:

Espero ter te ajudado!!!!


Alvarinho20e10: OXE
Alvarinho20e10: Voltasse mermão
Perguntas similares