5 – Considerando o tema do texto e o que foi falado anteriormente, responda:
a) O que será tratado nesta próxima parte?
b) Quem são essas “creatures”?
c) Como isso se relaciona ao conceito de resiliência e à metáfora apresentada?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 – Você já fez aquele jogo de adivinhação com emojis que recebemos em grupos de conversa? Leia os nomes de filme a seguir e encontre a sequência correspondente de emojis para cada um deles.
R:
a) Sisterhood of traveling pants
b) Titanic
c) Slumdog millionaire
d) Free Willi
e) The phantom of the opera
f) Home alone
g) ET
h) Lord of Rings
i) Planet of Apes
j) Finding Nemo
2 – Antes de ler o texto, observe seu título. Para o Dicionário Priberam, a resiliência é a capacidade de “recuperar sua forma original após sofrer um choque ou deformação”. Qual é a relação entre a pergunta do título, “Bend or break?” e o conceito de resiliência?
R: O título significa "Dobrar ou quebrar?". Isso se relaciona com a resiliência, pois algo ou alguém resiliente pode sofrer um grande choque e até se dobrar, mas sem se quebrar e voltando à sua forma de antes.
3 – Explique a metáfora do elástico, “rubber band” em Inglês, usada pela autora para introduzir o tema
R: Quando você estica e solta um elástico, ele volta para onde estava. Somos como elásticos, apenas variamos em flexibilidade.
4 – A autora afirma que “To a certain degree, we are like rubber bands. We just vary in flexibility. And that impacts our life significantly”. THAT é um pronome relativo. Analisando o contexto, a que elemento textual o pronome THAT se refere?
R: Refere-se a "(personal) flexibility".
{a flexibilidade pessoal de cada um}
5 – Considerando o tema do texto e o que foi falado anteriormente, responda:
a) O que será tratado nesta próxima parte?
R: Esta parte do texto fala sobre a resiliência, capacidade de se adaptar as diferentes situações sem romper, assim como um elástico.
b) Quem são essas “creatures”?
R: As creatures, ou criaturas de hábitos, somos nós mesmos e nosso cérebro. Diz respeito a nossa dificuldade em mudar maneira de lidar com determinadas situações. Somos levados a fazer coisas de maneiras especificas e modifica-las pode ser um desafio.
c) Como isso se relaciona ao conceito de resiliência e à metáfora apresentada?
R: Enquanto criaturas de hábito somos rígidos, portanto, temos a difícil missão de reformular a maneira como reagimos diante das diversas situações cotidianas, nos tornando mais flexíveis.
6 – Leia e responda.
I. Observe a construção verbal “get used to” (acostumar-se) e o grupo nominal “specific way” (forma específica).
II. Estabeleça a conexão entre o título da seção – Creatures of habit – e a frase “we get used to things being a specific way”
III. Existe uma relação de conformidade, finalidade, proporção ou tempo? Explique
R: conformidade, O título "criaturas de hábito" se refere a nós, pessoas automáticas, rotineiras em demasiado. A frase "nós usamos as coisas de uma maneira específica" complementa a ideia expressada no título.
7 – A frase “and hence, we abhor change” é uma conclusão para toda a explicação fisiológica que justifica o quanto são necessários esforço e energia para mudança. Como você explica o processo que ocorre no corpo, em resposta à mudança?
R: Quando crescemos, nosso corpo vai se adaptando a novas rotina de vida como trabalho, e com isso gastamos mais energia que quando éramos criança, ou seja isto varia conforme a respectiva idade de uma pessoa