Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.
a uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.
ao crescimento populacional europeu, que tornava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada.
aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell
Questão 24- As principais características do Renascimento foram: *
ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais;
teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade;
antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.
romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas;
25- Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas
Respostas
Resposta:às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.
Explicação:
O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." Logo: às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento seria a resposta...
Renascimento refere-se a um período em que o homem é valorizado, assim como a sua faculdade racional (23-A, 24-D, 25-E).
No Renascimento, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade.
Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento científico, sendo ele base do humanismo moderno.
Link: brainly.com.br/tarefa/13854520