1 – O texto acima é do gênero:
notícia;
crônica;
conto;
artigo de opinião;
Justifique sua resposta.
2 – Quem narra o texto, também é personagem da história. Identifique a passagem que comprova isso: “E eu, confesso, não deixo de ligar meu secador de cabelo nem de usar a internet [...]” “Para se mandar uma carta, era preciso escrever à mão [...]” “As pessoas começaram a usar e se esqueceram da tranquilidade de uma noite [...]” “Os olhos arderam, as pessoas deixaram de ser espontâneas, o romantismo das velas sumiu.”
3 – Aponte o fato que motivou a narrativa: a pergunta feita pelo professor de violão clássico sobre a eletricidade. o blecaute demorado na aula de música. a comodidade proporcionada pela eletricidade. o retorno da luz na aula de música.
4 – A autora do texto expõe uma opinião no fragmento: “[...] culpa de um gerador queimado por algum raio [...]” “Assim como as crianças do século XXI não sabem o que é viver sem computador [...]” “A energia elétrica, realmente, é essencial.” “Para se enxergar à noite, era necessário usar velas e lampiões.”
5 – “Talvez por isso as pessoas de antigamente tinham mais aptidão musical”. A que a autora do texto se refere?
6 – No trecho “[...] mas, ficar totalmente sem ela, jamais.”, o pronome “ela” substitui: “a eletricidade” “a televisão” “a internet” “a roupa amarrotada”
7 – Sublinhe os verbos que compõem este segmento: “As pessoas se recolhiam mais cedo, conversavam mais e passeavam sob a luz da lua [...]” No contexto acima, eles indicam: fatos raros na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade. fatos hipotéticos na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade. fatos prováveis na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade. fatos contínuos na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade.
8 – Assinale a frase em que a locução destacada exprime a ideia de tempo: “Assim como as crianças do século XXI não sabem o que é viver sem computador [...]” “[...] que só existem por causa da eletricidade.” “Agora tudo é feito por e-mail, e, assim que ele é enviado [...]” “[...] não tenham sido tão pouco assim, já que foram suficientes para esquecermos o bem [...]”
9 – No fragmento inicial, as aspas destacam: a pergunta que motivou a escrita do texto. a parte mais importante do texto. uma fala que não pertence à narradora do texto. um questionamento feito pela narradora do texto.
10 – Pode-se concluir que a autora escreveu o texto acima para: criticar o leitor. informar o leitor. emocionar o leitor. fazer o leitor refletir.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Crônica
2-a) “E eu, confesso, não deixo de ligar meu secador de cabelo nem de usar a internet […]
3-a) a pergunta feita pelo professor de violão clássico sobre a eletricidade.
4-“A energia elétrica, realmente, é essencial.”
5- Opinião mais pessoal. Minha resposta:Se refere ao fato que antigamente as pessoas tinham mais apetite musical, porém hoje em dia ficou muito mais facil escutar as musicas das quais nós gostamos.
6-a) “a eletricidade”
7- "Recolhiam", "conversavam", "passeavam".
d) fatos contínuos na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade.
8- “Assim como as crianças do século XXI não sabem o que é viver sem computador […]”
9-a) a pergunta que motivou a escrita do texto.
10-d) fazer o leitor refletir.