Respostas
Resposta:
Manifestação contra campanha de vacinação obrigatória
Foi uma rebelião popular contra a campanha de vacinação obrigatória para todo brasileiro maior que seis meses de vida. Trata-se de um protesto popular que ocorreu no começo do século XX, na cidade do Rio de Janeiro
Explicação:
espero ter ajudado ;3
me siga por favor *-*
Resposta:
A revolta da vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola.
Explicação:
Ela ocorreu em novembro de 1904, no Rio de Janeiro, quando o médico Oswaldo Cruz impôs a vacinação obrigatória contra a varíola para todo brasileiro com mais de 6 meses de idade.
Os políticos e militares, de oposição a população da cidade se opuseram a vacina. Os funcionários da Saúde Pública, protegidos por policiais, invadiram as casas e vacinavam as pessoas à força. O descontentamento se generalizou, elevou o custo de vida, resultando na revolta da vacina obrigatória, as camadas populares do Rio de janeiro saíram às ruas para enfrentar os agentes de saúde pública e a polícia.
O movimento rebelde foi dominado pelo governo, que prendeu e enviou algumas pessoas para o Acre. Em seguida, a lei da vacina obrigatória foi modificada, tornando facultativo o seu uso.
Hoje em dia muitas pessoas ainda se recusam a tomar vacinas, ou vacinar seus filhos pois acham que eles irão ficar doentes por conta da vacina ou que estão colocando algum tipo de veneno para as crianças, porém não é nada tão rebelde e agressivo, simplesmente não se vacinam nem vacinam os filhos.