(UNICAMP)O Parque Nacional do Xingu foi criado em 1961 e foi utilizado para abrigar povos indígenas que perderam suas terras com o processo de ocupação do Brasil Central. Atualmente, ali vivem cerca de quatro mil indígenas de dezenove nações diferentes.
a)Quais foram as mudanças ocorridas nos últimos trinta anos no norte do Mato Grosso que ameaçam as terras indígenas do Parque Nacional do Xingu?b)Por que a demarcação das terras indígenas é fundamental para a preservação da cultura destes povos no Brasil?
Respostas
Resposta:
A) Nos últimos 30 anos, 66% das florestas nas adjacências do TIX foram desmatadas e substituídas por grandes monoculturas de base agroquímica, trazendo graves consequências para os modos de vida dos povos indígenas da região. As secas, os agrotóxicos, as pragas e o fogo descontrolado impactam diretamente na disponibilidade de recursos naturais importantes para os índios. Grandes obras de infraestrutura, como estradas e ferrovias, também apresentam uma grave ameaça para a integridade do território e dos povos que ali vivem.
B) A demarcação de terras visa a proteger de possíveis invasões e ocupações por partes dos não indígenas. Assegurar a proteção desses limites é, também, uma forma de preservar a identidade, o modo de vida, as tradições e a cultura desses povos além, de que as terras indígenas contribuem para a diminuição do efeito estufa, visto que diminui o desmatamento, impactando, assim, positivamente o meio ambiente.