• Matéria: História
  • Autor: vicksaldanha2000
  • Perguntado 6 anos atrás

1)O que é e quem fundou o Anglicanismo? __________________________________________

2)O Ato de Supremacia publicado pelo Parlamento inglês em 1534 transformou o rei e chefe supremo da Igreja. Apesar de seu caráter eminentemente político, Henrique VIII utilizou um argumento pessoal para romper com a Igreja Católica e que estava relacionado:

a) a sua tentativa de se divorciara e assim encontrar uma nova esposa que poderia lhe dar um herdeiro masculino.
b) a sua vontade em casar sua filha com um príncipe alemão luterano.
c) ao seu interesse em anexar as terras do Sacro Império Romano-Germânico.
d) a sua oposição à prática de venda de indulgências por parte da Igreja Católica.

3)Todas as alternativas apresentam fatores que permitiram o avanço do Anglicanismo. Exceto:

a) a fusão de dogmas protestantes ao formalismo dos ritos católicos.
b) o avanço das doutrinas protestantes entre as camadas populares.
c) o fortalecimento do internacionalismo do Papa a partir do Vaticano.
d) o interesse pelas propriedades da Igreja, especialmente pelas suas terras.
4)Quais doutrinas da Igreja Católica foram mantidos pela Igreja Anglicana? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________


5)Quais as diferenças da Igreja Anglicana em relação à Igreja Católica? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________


6)O motivo da separação da Igreja Católica e o surgimento da Igreja Anglicana foi apenas o fato de que Henrique VIII queria se divorciar de Catarina de Aragão? Comente. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________


bor2: oi tudo bem
bor2: vou te responder só aguarde uns minutinhos
bor2: respondido

Respostas

respondido por: bor2
3

1)O termo anglo-catolicismo descreve pessoas, grupos, ideias, costumes e práticas dentro da Comunhão Anglicana que enfatizam a continuidade com a tradição católica. O anglo-catolicismo tem crenças e pratica rituais religiosos semelhantes às da Igreja Católica Romana.

Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes. O termo anglicano tem origem em ecclesia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. Os adeptos do Anglicanismo são designados por anglicanos. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional. Contudo, existem algumas igrejas fora da Comunhão Anglicana, que se consideram também anglicanos, em particular aqueles que se designam por igrejas do Movimento Anglicano Contínuo.

A história do Anglicanismo no Brasil inicia-se no século XIX, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o que trouxe destaque para a região nas relações exteriores e possibilitou a abertura das primeiras capelas anglicanas no país. O anglicanismo é o grupo protestante mais antigo em operação contínua no Brasil. Inicialmente vinculado à Igreja da Inglaterra e restrito aos membros da colônia britânica, o anglicanismo começou a arregimentar fiéis brasileiros após as iniciativas missionárias de membros da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, que obtiveram êxito a partir de 1889, quando foi proclamada a República, o que desvinculou a Igreja Católica do Estado brasileiro e permitiu a livre conversão dos brasileiros a qualquer religião além da católica. Em 1955, as capelas anglicanas mantidas pela Igreja da Inglaterra fundiram-se ao distrito missionário do Brasil, então operado pela Igreja Episcopal dos Estados Unidos. Dez anos mais tarde, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) foi oficialmente separada da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, tornando-se uma província eclesiástica autônoma da Comunhão Anglicana. Desde então, houve diversos cismas no anglicanismo brasileiro, geralmente em resistência à aceitação de costumes mais liberais pela IEAB, além da introdução de jurisdições estrangeiras não vinculadas à Comunhão Anglicana. Atualmente, todas as vertentes existentes no movimento anglicano internacional – anglo-católica, evangélica, liberal e carismática – encontram-se representadas no país.

O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.

Em 2000 os anglicanos foram estimados em 0,2% dos evangélicos de missão em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que correspondia a na época a 13.880 membros. Em 2009, nova pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas estimou os anglicanos em 0,01% da população brasileira, à época 19.400 membros.

fundadores:

Ecclesiastical Commissioners

Agostinho de Cantuária

Queen Anne's Bounty

2) letra A

3) C)O fortalecimento do internacionalismo do Papa a partir do Vaticano.

4)Acreditar na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.

5)Embora as duas igrejas afirmem serem Católica, há compreensões diferentes do que isso significa. Para os católicos romanos o essencial é estar em comunhão com o Papa enquanto para os católicos anglicanos em se manter unido a fé tal qual foi herdada dos primeiros cinco séculos. Uma das características permanentes do Anglicanismo tem sido buscar a restaurar a fé e a ordem da Igreja Primitiva em confronto com os desafios do mundo. Este princípio fundamental da reforma anglicana, enquanto que a Contra Reforma queria restaurar e aumentar o conceito de autoridade papal.

A igreja da inglaterra tambem chamada de igreja anglicana trata-se de uma igreja tida como católica(por ser parte da Igreja Católica) e reformada( Reformada porque ela foi moldada por alguns dos princípios doutrinários e institucionais da Reforma Protestante do século XVI... e outra ela nao está subordinada ao Vaticano ...

6)O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola. ... Um ano depois, Henrique VIII foi excomungado por Clemente VI.

ACHO QUE É ISSO

Espero ter ajudado

Bons estudos


viiisaldanha2000: Muito obrigado
bor2: de nada
Perguntas similares