Respostas
Resposta:
se a questão estiver se referindo a fuga da família real portuguesa em 1808, vc coloca isso:
Em 1808 Napoleão Bonaparte, que na época era imperador da França, não conseguiu a comercialização que desejava com a Inglaterra, então decretou o bloqueio continental, que dizia que nenhum país europeu podeira fazer comércio com a Inglaterra, afim de "atingi-los no estômago", como o mesmo dizia, já que os Ingleses não conseguiriam se sustentar sem o comércio com outras nações.
Como já se sabe, Portugal obviamente também estava incluso no bloqueio continental, o que irritou os Ingleses. Eles foram para Lisboa, Capital de Portugal, com seus navios prontos para um bombardeio e disseram que caso Portugal não fizesse comércio com eles, eles bombardeariam Lisboa.
Os portugueses se viram sem saída, já que se negassem seriam bombardeados e se aceitassem o exército de Napoleão os atacaria, porém decidiram aceitar a proposta inglesa. Diante disso os Ingleses sugeriram que a família real portuguesa fosse para sua colônia mais próspera-O Brasil- enquanto eles resolviam os problemas com a França. Os navios portugueses seriam escoltados por navios ingleses durante toda a viagem.
Então eles juntaram apressadamente seus pertences mais importantes e partiram para o Brasil.
espero ter ajudado, perdão qualquer erro. Se achar muito grande escreve apenas o que sublinhei.