Respostas
Resposta:
Terceirização: Avanço ou retrocesso?
A terceirização teve sua origem nos Estados Unidos, durante a II Guerra mundial e visando uma mudança na indústria uma rápida e massiva produção aliada a redução de custos, que acarretou em revoltas por todo o país. No Brasil, iniciou-se como Governo Vargas e a criação da CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas. O retrocesso ocorre com a perda de diretos, antes assegurados, e a redução da qualidade da mão de obra.
Conforme a lei 4.330/2004 todas as atividades de uma empresa poderão ser terceirizadas, não se restringindo a atividades-meio, como anteriormente. Esse processo também se aplica à administração pública, reduzindo os concursos e infringindo o artigo 37, inciso I da Constituição de 88, que versa: a administração governamental deve seguir a eficiência e moral, ressalvando que se preencham os requisitos estabelecidos.
Intrínseco à nova lei, surge a diminuição da qualidade do empregado, pois não há plano de carreira nem necessidade da qualificação, haja visto que, os mesmos se encontrarão desmotivados a buscas melhorias, já que não serão devidamente remunerados por isso. Segundo um estudo realizado por organizações sindicais, o trabalhador terceirizado recebe 27% menos que empregados diretos.
Sob essa conjectura, se faz fundamental uma mudança na lei, para que não voltemos ao século passado. Cabe à sociedade se mobilizar e exigir do governo que revise o texto e juntamente com sindicatos organizar greves e paralisações por todo o país, e ao Ministério da Justiça, em parceria com o do Trabalho, uma melhor análise perante à situação, dando visibilidade à opinião da classe trabalhadora oprimida, legitimando a democracia que rege a nação. Mudando, mesmo que aos poucos, a dura realidade.
ESPERO TER AJUDADO (◕ᴗ◕✿)