A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo. Essas características têm como base
alternativas
a) vocação, indisciplina e o dever.
b) os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao capitalismo.
c) a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra b.
Explicação:
Em "A ética protestante e o espírito capitalista", Weber relaciona o protestantismo e o capitalismo, tendo como base os valores do protestantismo detalhados na alternativa b.
Sim. A alternativa b está correta.
A ética protestante do trabalho, foi um termo desenvolvido por Weber que contrasta com o atendimento religioso promovido durante a fase da ética protestante.
Nesse aspecto, as ações movidas por fins e valores, relacionavam o sentimento que estava sendo estabelecido pela cultura protestante com o desenvolvimento da economia, quebrando a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, o colocando na posição de trabalhador para seu próprio sustento e não para o pagamento a igreja em busca da salvação.