A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, que dura no máximo 12 dias, com letalidade variando entre 5 e 10%, chegando, em casos graves, a 50%. A doença, tanto urbana quanto silvestre, é causada pelo mesmo vírus, sendo que a diferença está no mosquito que as transmite. Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Em áreas rurais, a doença é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Seu município ainda não apresentou casos da doença, mas alguns municípios vizinhos já registraram casos com algumas mortes.
Dessa forma, você precisa iniciar o processo de mobilização, respeitando todas as etapas necessárias para que tal mobilização seja um sucesso, apresentando um relatório sobre o movimento, que será apresentado ao prefeito para autorização e outras ações necessárias.
1) Apresente as etapas do processo de mobilização social, explicando cada uma delas.
2) Apresente a importância da utilização de instrumentos de comunicação para o movimento e os tipos de modelo que podem ser utilizados.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
1) Etapas do processo de mobilização:
- Contextualização crítica da realidade local: diagnóstico dos problemas sociais para definição de políticas de enfrentamento; problematização da realidade que se apresenta, buscando realidades implícitas.
- Conscientização: dá-se quando os atores assumem a posição de protagonistas sociais e conseguem problematizar e refletir sobre as condições em que vivem.
- Formulação de um imaginário coletivo: orientam os objetivos que deverão ser alcançados por meio da mobilização social. Um horizonte; é onde se quer chegar.
- Organização social: é a etapa de aprimoramento para a tomada de atitude diante da realidade social que se apresenta, ou seja, a organização é uma ampliação do processo de conscientização que leva a formas concretas de enfrentamento da realidade.
- Coletivização e corresponsabilidade: sentimento e certeza que se tem de que aquilo que a pessoa faz, em seu campo de atuação, é também feito por ouras pessoas, da mesma categoria, com os mesmos propósitos e sentidos.
- Capacitação técnica: tem como objetivo manter e fortalecer a organização social, para que a mesma não se desarticule.
- Acompanhamento e avaliação: é o gerenciamento e a avaliação das práticas sociais.
2) A comunicação é essencial em um processo de mobilização social, pois faz as informações circularem, promovendo a participação e o aumento do nível de vinculação entre os atores desse movimento, além de permitir que os atores conheçam o movimento para analisá-lo, julgá-lo e decidirem se participam ou não.
A comunicação pode ser de massa, macro e micro, sendo a macro voltada a grupos ou pessoas por sua especificidade ou diferença, também chamada de comunicação dirigida, construída sobre as características próprias e diferenciais do receptor, a mais fundamental.