Respostas
1. Autoconhecimento
Conheça seus pontos fortes, a desenvolver, reconheça suas emoções no momento em que ocorrem, interprete-as. Lembre-se de cada pessoa é um mundo. Se você não entender o seu, correrá o risco de achar que as pessoas tem as mesmas motivações, valores e comportamento.
2. Estabeleça uma conversa empática
Demonstre que você está entendendo o transmitido, através de expressões, como: “Eu te entendo”, “imagino como deve estar sendo difícil”.
3. Ouça, e com atenção
Perceba a linguagem corporal, respiração, gestos, expressões, postura. Neste momento, procure silenciar os seus pensamentos, ou seja, não adianta estar escutando e pensando no que você tem que fazer amanhã. Muitos são os que só ficam em silêncio no momento em que o outro está falando para apenas aguardar a sua hora de falar e/ou aqueles que interrompem com frequência o outro.
4. Demonstre interesse
Expresse através de sua postura que você está interessado. Fale coisas para que ele continue o discurso, como: “Que legal”, “Interessante”, “nossa”, claro que vai depender do diálogo e da relação com o emissor.
5. Diminua ou corte o julgamento
Evite olhar para o outro segundo os seus valores, opiniões e emoções. Veja-o como realmente o é. As pessoas que mais julgam são as que menos se conhecem, via de regra, pois projetam o tempo todo, segunda as suas perspectivas.
Espero ter ajudado
good night ^^