• Matéria: História
  • Autor: maisdesconhecidoquet
  • Perguntado 5 anos atrás

me ajudem, por favor...

Perguntas.

1 – Que justificativa os civis e militares usaram para derrubar o governo de João Goulart?

2 – Ato institucional é uma medida, com força de lei, imposta por governos sem que a população, o poder Legislativo e o Judiciário tenham sido consultados. Através do ato Institucional de 9 de Abril de 1964, mais tarde chamado de AI-1, O que o governo militar podia determinar?

3 – Na área econômica, o governo militar tomou que medidas?

4 – O governo Castelo Branco, procurou endurecer ainda mais o regime baixando outros atos. O que esses atos permitia ao regime militar?

A) O Ato Institucional nº 2 (AI-2) :

b) O Ato Institucional nº 3 (AI-3) :

C) O Ato Institucional nº 4 (AI-4) :

D) O Ato Institucional nº 5 (AI-5) : ​

Respostas

respondido por: Milla2021
4

Resposta:

1 - A principal justificativa apresentada pelos militares que tomaram o poder em 1964 foi a aproximação do presidente João Goulart com o comunismo. Na visão dos líderes do golpe, Jango estaria prestes a tomar medidas radicais que levariam o Brasil a se tornar um país comunista na América do Sul.

2 - o AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional.

3 - Ao longo da ditadura, o Brasil foi governado por 5 generais (e, por um breve período, em 1969, também por uma Junta Militar). Do ponto de vista econômico, o primeiro governo militar tomou uma série de medidas visando superar a crise herdada do período anterior. Porém, elas não surtiram o efeito esperado imediatamente, o que, somado à crescente repressão, suscitou as primeiras críticas por parte daqueles que tinham apoiado o golpe.

Entre 1968-73, o país viveu o chamado milagre econômico. As exportações triplicaram, o Produto Interno Bruto ficou acima de dois dígitos e a inflação recuou para 20% ao ano em média. Grandes obras foram iniciadas nesse momento (Ponte-Rio Niterói, Itaipu, Transamazônica), revelando a grandeza do Brasil e de sua economia. A conquista da Copa de 1970 contribuiu para a propaganda oficial, que anunciava o destino do país em ser uma potência, a começar pelo futebol.

Todos os setores da sociedade se beneficiaram do boom econômico, porém, de maneira crescentemente desigual. Com o passar do tempo, a modernização conservadora da economia tendeu a aprofundar as desigualdades entre os mais ricos e os mais pobres. Os efeitos sociais desse processo, como greves por melhores salários, por exemplo, só puderam ser controlados porque o Brasil vivia sob uma ditadura.

(Desculpa, não consegui resumir rs)

4 - O Ato Institucional Número Dois (AI-2) foi baixado pelo regime militar, em 27 de outubro de 1965, como resposta aos resultados das eleições que ocorreram no início daquele mês. Seguindo a estratégia delineada pelos militares anteriormente a 31 de março de 1964, foi necessária a edição de mais um Ato Institucional, agora com 33 artigos, pois certos dispositivos da Constituição de 1946 não eram compatíveis com a nova ordem "revolucionária".

Espero ter ajudado....

Perguntas similares