• Matéria: História
  • Autor: carolbrgamer
  • Perguntado 6 anos atrás

1) No Paraná, a escravidão ocorreu nas regiões de ocupação mais antiga, a mão-de-obra escrava era utilizada no cultivo de ____________ ou na prática de __________. Preenche corretamente as lacunas as palavras:
Café e Açúcar.
Erva mate e pecuária.
Algodão e soja.
Arroz e pecuária.
2) Uma das maneiras de resistência dos negros e negras escravizados era manter a prática da sua religiosidade em segredo e “misturar” elementos de duas ou mais crenças religiosas. Essa prática, também presente em território paranaense, é conhecida como:
Sincretismo.
Banzo.
Maculelê.
Catolicismo.


carolbrgamer: quem acertar eu passo o zap fds
Anônimo: me segue n o youtube e no insta rage_joao vou abrir live as 9:00 da manha
SrAlex190: mendigo!!
anachagasferreira: cala boca
izuku73: *cala o dedo*
eloisagoldoni19: oiii td bem poderia entrar no meu servidor?
ent se vc já vio isso em algum outro lugar por favor iquinore :3
https://discord.gg/Ha79rjf

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
85

1 - Está correta a alternativa B, tendo sido a Erva Mate o primeiro grande produto econômico do Paraná e a primeira razão para que houvesse tentativas de colonizar e ocupar a região sul do Brasil. Esta atividade foi depois ultrapassada pela pecuária, que era mais lucrativa e servia para "abastecer" os mercados consumidores do sudeste do Brasil.

2 - É correta a alternativa A, sendo o Sincretismo toda forma de "mistura" de duas ou mais formas de experiência religiosa que "criam" uma espécie de terceira coisa, que não é nem exclusivamente a primeira religião e nem exclusivamente a segunda.

respondido por: yohannab26
0

1. A mão-de-obra escrava era utilizada no cultivo de erva mate ou na prática de pecuária. ( alternativa b )

O trabalho escravo, este realizado por mão de obra escrava e não assalariada, foi bastante utilizado em todos os setores da economia do Paraná Colonial, como nas fazendas, na mineração, na agricultura, além  dos trabalhos domésticos e nos ofícios diversos.

Porém, deu mais ênfase aos setores de cultivo da erva mate e na pecuária. Apesar da escravização paranaense ter sido em menor escala do que a região Nordeste, o regime de trabalho também era exaustivo e desumano. Ainda há vestígios de castigos destinados aos escravos como o tronco e o chicote.

 

O cultivo de erva mate foi bastante próspero devido o clima da região Sul. Com o passar dos anos essa atividade foi substituída pela pecuária que era mais lucrativa.

 

Para mais informações, acesse:

 

Paraná Colonial: brainly.com.br/tarefa/34034949

2. Essa prática de mistura de elementos de duas ou mais crenças religiosas presente em território paranaense chama-se Sincretismo. ( alternativa a)

O sincretismo consiste na fusão de diversas crenças ou doutrinas religiosas com intuito de "reinterpretar" os elementos e "criar" uma nova doutrina.

 Essa prática ficou bastante conhecida como forma de resistência dos negros escravizados que buscavam manter seus costumes e crenças. O sincretismo surge devido ao contato direto ou indireto entre pessoas com crenças distintas, a título de exemplos temos as invasões, guerras e colonizações.

A título de exemplos temos como sincretismo os Ogum e Orixá das religiões Umbanda e Candomblé, estas são consideradas como equivalente a São Jorge da Igreja Católica.

Para mais informações, acesse:

Sincretismo: brainly.com.br/tarefa/8109676

Anexos:
Perguntas similares